A estratégia da Mapfre para crescer no seguro de vida
Pelo segundo ano consecutivo, o seguro de vida cresce mais
do que o de automóvel. No primeiro trimestre do ano, 35% do prêmio arrecadado
pelas seguradoras se refere à proteção. É um reflexo direto da pandemia, quando
muitas pessoas passaram a se conscientizar das necessidades da família após a
morte.
Contudo, apenas 20% da população possui o produto. Neste
cenário, a Mapfre aposta na proteção para crescer em 2023, projetando que o
crescimento deve se manter nos próximos anos.
Na visão de Hilca Vaz, diretora de Vida e Previdência da
seguradora, a empresa é vista como especializada no segmento, mas não uma
referência. Para que consiga atingir esse objetivo, os produtos existentes nas
prateleiras serão transformados. 'Iremos revisitar o que temos e criar
novos'.
Vaz assumiu o cargo em abril e tem mais de 25 anos de
experiência no mercado segurador. Sua especialidade é a estruturação de
produtos para o segmento.
Produtos em destaque
Para conseguir ampliar sua carteira no segmento de Vida, a
Mapfre se concentrará em três produtos.
Um deles é o Multiflex. O seguro pode ser contratado online,
e inclui serviço funeral, cremação (que cresceu após a covid-19), assistência
educacional digital e rede especializada em serviços de saúde da seguradora.
Segundo a executiva, a necessidade do consumidor mudou no
pós-pandemia, e o produto busca saná-la. 'Hoje o segurado quer contratar,
fazer a manutenção e utilizar o seguro de forma rápida pelo Whatsapp.
Precisamos dar também mais acesso a ele simplificando a linguagem do produto:
falamos muito 'segurês'.
Outro seguro de vida que é aposta da seguradora é o
resgatável Bién Vivir, que está sendo relançado. 'Há uma carência de
produtos que podem ser usados em caso de doenças graves e internação. Queremos
lançar produtos preventivos, e não apenas que possam ser usados em caso de
morte'.
Vaz aponta que apesar de não haver a percepção de que um
seguro de vida é caro (na Mapfre, a proteção custa a partir de R$ 40 por mês,
valor que deve ser reduzido). muitos não compram a proteção porque não enxergam
valor no produto. 'A proteção geralmente só tem benefícios que se
materializam na ausência da pessoa. Queremos produtos que possam ser usados
também em vida'.
A empresa também planeja a oferta de um seguro de vida para
PMEs. O objetivo é proteger os colaboradores da empresa e criar um benefício
para o empregador, como sorteios para reformas e melhorias na empresa. 'A
ideia é focar em planos com até 300 vidas'.