home / notícias / Capital global de resseguro atinge US$ 729 bilhões em 2023

Capital global de resseguro atinge US$ 729 bilhões em 2023

Sonho Seguro - 15 de Abril de 2024
A indústria global de resseguros experimentou um aumento significativo na lucratividade e no retorno sobre o patrimônio (ROE) em 2023, levando a um aumento de 12% no capital, para um recorde de US$ 729 bilhões, de acordo com o Relatório de Mercado de Resseguros de 2023 da Gallagher Re.

O capital do ressegurador do índice aumentou 12%, para US$ 599 bilhões, principalmente devido ao maior lucro líquido e aos ganhos de investimento não realizados, cujas significativas participações acionárias nos EUA aumentaram de valor durante o ano. O capital alternativo, incluindo obrigações catastróficas, totalizou US$ 107 bilhões, acima dos US$ 96 bilhões em 2022.

O lucro líquido divulgado pelas resseguradoras do índice foi de US$ 97 bilhões, acima dos US$ 23 bilhões no ano fiscal de 2022, devido à maior subscrição e rentabilidade do investimento.

Para as 16 empresas do subconjunto, que forneceram as informações relevantes, o crescimento das receitas permaneceu forte em 7,6%, mas abaixo do crescimento histórico observado em 2021 e 2022.

O relatório anual acompanha o capital e a rentabilidade da indústria global de resseguros, analisando 43 resseguradoras globais no Gallagher Reinsurance Index, bem como detalhes adicionais sobre 16 “subconjuntos” de empresas que divulgam perdas por catástrofes naturais e liberações de reservas do ano anterior.

“Os ROE subjacentes foram materialmente mais elevados devido a uma redução adicional nos rácios combinados subjacentes e a rendimentos de investimento recorrentes mais elevados”, afirmaram os autores do relatório. “O ROE dos resseguradores excede agora confortavelmente o custo de capital da indústria.”

O crescimento do capital da indústria foi impulsionado pelas empresas do índice, que contribuem com mais de 80% do capital total da indústria, e por uma quantidade crescente de capital alternativo não vida, afirmou Gallagher Re.

O índice combinado comunicado para o grupo do subconjunto melhorou 5,7 pontos percentuais, para 88,9% em 2023, apesar de um aumento moderado no índice de despesas. Isto deveu-se a um menor impacto das catástrofes naturais, a uma redução no rácio de perdas por desgaste no ano corrente e a um ligeiro aumento na libertação de reservas.

“A melhor experiência em catástrofes naturais das resseguradoras contrasta fortemente com as perdas globais seguradas por catástrofes naturais, que a Gallagher Re estima que permaneçam elevadas em US$ 123 bilhões em 2023”, afirmou o relatório.

“As empresas do subconjunto sofreram uma proporção reduzida dessas perdas nos últimos três anos, de 9,2% em 2021 para 8% em 2022 e 7,3% em 2023. Isto reflete pontos de ligação mais elevados e a natureza das perdas catastróficas de 2023, que foram dominadas por os chamados perigos ‘secundários’, em vez de furacões que atingem a costa dos EUA.”

O relatório também observou que o grupo do subconjunto gerou um ROE de 14,3% em 2023, acima do custo médio ponderado de capital para o período 2017-2023.

“Estes fatores não só reforçam a resiliência e o potencial poder de ganhos da indústria de resseguros, mas também colocam os resseguradores numa melhor posição para absorver qualquer potencial volatilidade dos lucros, como as perdas causadas por catástrofes naturais”, afirmou o relatório.