home / notícias / Presidente sanciona PL que inclui seguro para entregadores de aplicativos

Presidente sanciona PL que inclui seguro para entregadores de aplicativos

Ifood já contrata este seguro desenhado pela MetLife, pela corretora MDS e pelo gestor de risco do aplicativo

Sonho Seguro - 07 de Janeiro de 2022

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira, 6, projeto de lei que cria medidas de proteção, como ajuda financeira, para entregadores de aplicativos durante a pandemia. Contudo, ele vetou a possibilidade das empresas fornecerem alimentação por meio do Programa de Alimentação ao Trabalhador. De acordo com o Palácio do Planalto, a justificativa é econômica: a medida acarretaria em renúncia de receita sem impacto orçamentário, o que viola a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fernanda Muniz Borges e Luiz Eduardo Amaral de Mendonça, especialistas da área Trabalhista do FAS Advogados, destacam a contratação de um seguro contra acidentes sem franquia ao entregador cadastrado exclusivamente para acidentes ocorridos durante a entrega, devendo cobrir acidentes pessoais invalidez permanente ou temporária e morte. Quando o entregador prestar serviços a mais de uma empresa de aplicativo de entrega, a indenização, no caso de acidente, será paga pelo seguro contratado pela empresa para a qual o entregador prestava o serviço no momento do acidente.

O descumprimento da lei pode levar a aplicação de advertência e multa de R$ 5 mil por infração cometida. “De qualquer forma, trata-se de mais obrigações e ônus às empresas, as quais deverão se adequar o quanto antes, já que a lei não deu prazo para a adequação. Por exemplo, na data de hoje já deveria existir o seguro acima citado”, comentam em nota.

Ainda não há como saber se haverá apetite do mercado segurador para este risco, que é considerado “agravado” em razão da exposição dos motoristas de aplicativos. Quanto maior o risco, mais caro fica o seguro. O Ifood, por exemplo, já contrata este seguro desenhado pela MetLife, pela corretora MDS e pelo gestor de risco do aplicativo. “O Ifood cobre além da incapacidade temporária, casos de invalidez permanente total ou parcial por acidente, morte acidental e despesas médicas, hospitalares e também Covid”, informou Thomaz Tescaro, executivo da MDS, ao blog Sonho Seguro. Os detalhes da apólice podem ser conferidos no portal do Ifood.

Além do seguro de vida e acidentes, a MDS também administra a apólice de danos materiais. Em outubro passado, anunciou sua nova parceria com a BMG Seguros, para fornecer o Seguro de Bares e Restaurantes para estabelecimentos de todo o Brasil, parceiros do iFood. O novo seguro tem como objetivo atender às necessidades de empresas que fazem parte do setor alimentício, garantindo apoio a organizações gastronômicas, bares, restaurantes, padarias, pizzarias, choperias e buffets.