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O que esperar de 2021 – Fernando Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil

Sonho Seguro - 19 de Novembro de 2020
A série “O que esperar de 2021”, visa trazer um pouco de luz sobre as incertezas do próximo ano. Nesta edição, Fernando Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil, fala um pouco sobre suas expectativas. Leia abaixo:

Como descreve o ano de 2020?

O ano tem sido muito desafiador em função da pandemia. Entretanto, desde que o isolamento social foi estabelecido, adotamos uma série de condutas a fim de diminuir os impactos econômicos e sociais da pandemia para nossos públicos, entre eles nossos distribuidores e corretores. Em relação às ações comerciais, passamos a aplicar condições especiais de renovação e pagamento em apólices de automóvel, residencial, rural, comércio, serviços e condomínios. Isso inclui modalidades diferenciadas de parcelamento.

Realizamos adaptações em alguns produtos, como o pagamento integral da indenização em caso de morte por infecção pela Covid-19 nos seguros de Vida, Viagem, Habitacional e Prestamista; a oferta de Telemedicina nos seguros Vida Você Multiflex, Vida Você Mulher e Vida Você Special; a ampliação das atividades profissionais cobertas pelo seguro residencial a fim de beneficiar os microempreendedores individuais que levaram seus negócios para casa; a ampliação do desconto na franquia no seguro Auto.

Também reforçamos as soluções digitais para a realização da vistoria (como envio de fotos no aviso de sinistro realizado por aplicativo para smartphone ou pela internet) e para perícia (uso de WhatsApp para envio de vídeo e/ou fotos).

Quanto aos resultados da companhia, no primeiro semestre o volume de prêmios no Brasil ficou em R$ 8,93 bilhões, 0,2% maior que no mesmo semestre de 2019. Durante o período, a MAPFRE registrou R$ 4,2 bilhões em Seguros Gerais, R$ 3,38 bilhões em Vida e R$ 1,34 bilhão em Automóveis.  

Quais áreas mais afetadas?

As áreas mais afetadas foram aquelas que têm relação mais direta com o varejo, como o segmento de automóveis. Entretanto, observamos que algumas áreas se mostraram mais resilientes, entre elas, Agronegócios, Empresarial, Grandes Riscos e Residencial, sendo que nesta última registramos crescimento de 29% entre julho 2019 e julho de 2020. 

Acreditamos que nesse segundo semestre, que é tradicionalmente mais aquecido no mercado segurador, temos espaço para crescer no Educacional, Vida e Previdência, além do Agro, que deve continuar a dar bons resultados.

O que mudou na forma de se relacionar com o consumidor?

A pandemia ampliou o foco das empresas em Tecnologia e Inovação. Isso nos levou a acelerar alguns projetos. Nesse período, implantamos o recurso de Telemedicina no produto de Seguro de Vida e ampliamos o uso de vistoria e perícia digital. Revisitamos nossos projetos estratégicos e focamos naqueles que potencializam o negócio e o serviço para os clientes. 

Quais as tendencias da empresa e do setor para 2021?

As companhias precisam ter o entendimento das demandas provenientes dos “novos clientes” ou “novos consumidores” pós-pandemia. A partir dessa compreensão, torna-se ainda mais importante difundir no país, de forma educativa, a cultura do seguro, aumentando a consciência da importância da proteção do seguro.

Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas tiveram suas rendas impactadas pela crise do novo coronavírus, seja devido à queda no movimento em seus empreendimentos ou ao desemprego. Porém, numa fase de crise sanitária global, a população passa a ter um novo olhar sobre os seguros, principalmente os de vida. Essas apólices são essenciais independentemente da situação, pois proporcionam a manutenção do patrimônio e o planejamento sucessório em uma série de adversidades, inclusive com benefícios e possibilidade de resgate em vida para os seguros de acumulação, como o Bien Vivir, da MAPFRE.

O seguro é um instrumento eficaz na manutenção do padrão de vida das famílias, na continuidade da educação de crianças e jovens, na proteção de bens e melhoria das condições financeiras. Diante de toda essa conjuntura, nossa expectativa é que o consumidor adote um perfil mais preventivo e direcionado à proteção de sua família e da sociedade, abrindo portas para que ampliemos a cultura do seguro.

Estamos sempre atentos às necessidades dos clientes e abertos para o desenvolvimento de soluções. Acreditamos que juntos podemos desenvolver novos produtos, formas de pagamento, sistemas de comercialização e maneiras inovadoras de prestar o melhor serviço ao consumidor.