home / notícias / Gaúchos têm perda com falta de chuvas

Gaúchos têm perda com falta de chuvas

Valor Econômico - 09 de Janeiro de 2020

O Valor Econômico destaca que o secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz Araújo, afirmou ontem que os problemas enfrentados pelos produtores gaúchos de grãos por causa da escassez de chuvas no Estado já foram tratados com a ministra Tereza Cristina. De acordo com ele, a Pasta vai realizar, até a próxima semana, um levantamento in loco para dimensionar o tamanho das perdas e avaliar possíveis medidas de apoio.

O ministério também analisa a possibilidade de venda de milho a balcão no Estado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atender produtores de leite com problema de falta de forragem para a alimentar o gado. Como são basicamente pequenos e médios agricultores, a maioria dos produtores prejudicados pela estiagem está amparada pelo seguro rural, mas quem se financia no sistema privado pode estar desprotegido.

“Por força de legislação, toda produção agrícola até R$ 300 mil tem que obrigatoriamente contratar seguro na tomada de crédito. Nessa linha que passa pelo crédito oficial, temos mais de 90% das lavouras de milho cobertas por seguro”, disse Araújo, que não descartou a possibilidade de prorrogações de prazos de pagamento de dívidas dos produtores.

De acordo com o Ministério da Agricultura, mais de cinco mil produtores rurais do Rio Grande do Sul já acionaram pedidos de indenização nas políticas de seguro rural. A maioria dos 5.551 avisos de sinistros para as companhias seguradoras e instituições financeiras foram feitos entre a última quinzena de dezembro de 2019 e os primeiros dias desse ano. O valor total segurado das lavouras gaúchas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) é de R$ 3,4 bilhões, mas ainda não é possível estimar as perdas.

Dados das seguradoras repassados ao ministério mostram que foram 2.829 acionamentos no Seguro Rural, sendo 291 para o milho e 1.320 para a uva. Produtores de soja solicitaram vistoria em 1.218 lavouras, boa parte para replantio. Os outros 2.722 comunicados de perdas foram feitos no Proagro: 1.824 em milho, 529 em soja e 369 no feijão.