Seguro auto com assinatura mensal chega ao mercado
Produto é fruto da parceria entre a startup brasileira ThinkSeg e o grupo Generali
Valor Econômico - 04 de Dezembro de 2019O Valor Econômico relata que, após seis meses de testes, o seguro de veículos por assinatura mensal, fruto da parceria entre a startup brasileira ThinkSeg e o grupo Generali, chega oficialmente ao mercado nesta semana. As empresas vão lançar o novo modelo de cobertura, com contrato por mês e adicional de alguns centavos por quilômetro rodado.
Inspirada nas plataformas de
mídia on-line, como Netflix e Spotify, segundo Andre Gregori, CEO da ThinkSeg,
a novidade é uma versão do gênero “pay per use” (PPU), ou seja, pague quanto
usar, em tradução livre. Nos último seis meses, o produto permaneceu com um número
restrito de usuários em São Paulo, conforme antecipado pelo Valor em junho.
A partir desta semana, o
serviço será expandido para o Brasil inteiro. Em meados de setembro, a
Superintendência de Seguros Privados (Susep) autorizou e normatizou a nova modalidade.
Um dos sistemas mais conhecidos do pay per use é o chamado seguro liga-desliga.
Nesse formato, o usuário pode acionar ou interromper a cobertura conforme
esteja ou não em utilização. Um motorista, por exemplo, liga a proteção ao
tirar o carro da garagem e desliga ao retornar para o estacionamento.
No modelo lançado pela ThinkSeg
e Generali, o usuário paga uma mensalidade fixa, como nas plataformas de música
e filmes. O valor tem acréscimo de três a oito centavos por quilômetro rodado
no fim do período. A cobrança por quilômetro varia de acordo com critérios como
idade e uso do veículo. Segundo o italiano Michele Cherubini, diretor de
estratégia e novos negócios da Generali, a parceria da seguradora com a
ThinkSeg vai além do produto por assinatura. “É uma parceria estratégica para a
Generali, como um laboratório de inovações para o grupo crescer como plataforma
na América Latina e no mundo”, afirma.
Conforme Gregori, o formato de
contratação e cancelamento do novo produto também segue o padrão das
assinaturas on-line. Isso significa que o cliente pode interromper o serviço em
qualquer mês ou contratar a utilização a qualquer tempo, diferentemente do
sistema tradicional de apólice auto contratada por ano. “Faz pelo menos três
anos que estamos batalhando para chegar finalmente onde a gente está agora”,
diz o sócio da startup. O período foi necessário para “colocar na rua aquilo
que a gente imaginava que era o que o consumidor buscava, uma coisa mais
transparente e diferente do que existe no mercado”, considera.
De acordo com o executivo, a
contratação do serviço é 100% digital. “A pessoa entra via canal de busca,
fecha o negócio, transmite e emite a apólice, tudo digitalmente”, afirma. “A
contratação do seguro passou de cerca de 20 minutos para 2 minutos em ambiente
100% on-line e essa simplificação só foi possível a partir de algoritmos de
análise de dados da pessoa e do veículo”, acrescenta.
O seguro PPU da plataforma
ThinkSeg/Generali aceita veículos com valor mínimo de R$ 20 mil e máximo de R$
300 mil, avaliados na tabela Fipe. A cobertura PPU abrange roubo, furto,
colisão e terceiros. A lista de prestadores de serviços credenciados conta com
cerca de 4 mil oficinas, além de uma rede para atendimento de serviços de
socorro mecânico, guincho, reboque e reparos gerais - vidro, farol, lanterna, retrovisor
e para-choque. “A estimativa é que esse seguro gere uma economia de até 50%
para o motorista que dirige pouco”, diz Gregori.
No PPU, um carro 2019 com preço
até R$ 80 mil, que roda até 10 quilômetros todo dia, paga em torno de R$ 100 de
assinatura mensal e mais cinco centavos por km rodado. De acordo com o exemplo,
se o aplicativo mostrar 300 quilômetros rodados no mês, o motorista vai pagar
R$ 115 na assinatura mensal do seguro. Um aplicativo para smartphones
desenvolvido pela insurtech acompanha a distância percorrida e avalia o modo de
condução do veículo por meio de sete variáveis: aceleração, velocidade,
frenagens, viradas, uso do celular na direção, horário e locais onde trafega.
De acordo com a ThinkSeg, o
segurado com melhor comportamento no volante ganha pontos e, com isso, desconto
no seguro. Conforme o CEO da insurtech, o mesmo conceito pay per use serve para
outros tipos de seguro como o saúde individual e o de vida. “A gente já tem
conversas bastante avançadas para essas duas linhas e, em meados do ano que
vem, devemos lançar um novo produto pay per use, de saúde ou de vida.”