home / notícias / Fleury investe R$ 1 bi em aquisições

Fleury investe R$ 1 bi em aquisições

Valor Econômico - 04 de Outubro de 2022

A fusão em andamento com a rede mineira Hermes Pardini não reduziu os planos de crescimento via aquisições do Grupo Fleury. Ontem, a companhia fechou a compra de 100% do Méthodos, laboratório de análises clínicas que possui 26 unidades no sul de Minas Gerais, por R$ 27,4 milhões.

Na semana passada, o Fleury adquiriu uma rede de clínicas oftalmológicas especializada em retina por R$ 21 milhões. Nos últimos dois anos, o Fleury fez nove aquisições que somam R$ 1 bilhão, entre laboratórios e outros negócios na área de saúde, sem considerar a transação com Pardini, que está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “Continuamos olhando ativos de medicina diagnóstica e novos negócios que vão se integrando, capturando sinergias. Recentemente, abrimos uma clínica de ortopedia ao lado de uma unidade de medicina diagnóstica”, disse Jeane Tsutsui, presidente do Grupo Fleury.

Segundo Jeane, a aquisição do Méthodos não se sobrepõe à operação de Pardini, que também é de Minas Gerais, mas não tem unidades no sul do Estado. A transação marca a entrada do Grupo Fleury em Minas Gerais. O investimento de R$ 27 milhões na aquisição de um ativo que já tem laboratórios distribuídos em 15 cidades na região é mais vantajoso do que montar uma operação do zero.

Além do custo para abertura, há outros fatores como reconhecimento da marca, relacionamento com a comunidade médica e credenciamento com operadoras. Fundado há 36 anos, o Méthodos teve receita bruta de R$ 51,7 milhões em 2021. Com a transação, a companhia passa a ter mais de 300 unidades distribuídas em 9 Estados e no Distrito Federal.

Minas Gerais é um dos três Estados com maior número de usuários de convênios médicos e nos últimos anos vem assistindo a uma expansão de investimentos na área da saúde. As operadoras verticalizadas Hapvida e NotreDame Intermédica, que hoje atuam como um único grupo, já fizeram investimentos de mais de R$ 3 bilhões na região. A rede hospitalar Mater Dei, que só tinha uma unidade em Belo Horizonte, está expandindo sua operação no Estado.