Zurich é a primeira seguradora do Brasil a conceder Selo Verde para oficinas mecânicas em parceria com o IQA
Empresa inicia certificação ambiental de 60 oficinas de reparo da rede credenciada, a fim de atestar sustentabilidade ao conserto de veículos no seguro auto; iniciativa integra ações estratégicas da Zurich para reduzir impactos ao meio ambiente
Release - 07 de Maio de 2021Com o propósito de ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto no mundo, a Zurich mais uma vez toma à frente do mercado de seguros e anuncia que reconhecerá, com um selo verde, as oficinas da rede credenciada que demonstram preocupação com os aspectos ambientais na reparação automotiva.
A Certificação Selo Verde, como é chamada, será concedida às
oficinas que passarem por uma avaliação técnica desenvolvida pela própria
Zurich e que tiverem validadas a sua gestão, instalações, equipamentos e
processos do ponto de vista ambiental. Na magnitude em que foi estruturada,
essa certificação técnica é inédita no Brasil.
A certificação do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva,
que atua como certificadora de serviços automotivos nas áreas de gestão da
qualidade e gestão ambiental, entre outras atividades, foi integrada com
diferenciais pela seguradora e contém 50 pontos de verificação, além de incluir
uma apuração mensal de KPIs predeterminados e dos impactos ambientais dos
estabelecimentos. A partir da adequação a esses pontos, a certificação das
oficinas é segmentada em três categorias: ouro (acima de 70%), prata (61% a
70%) ou bronze (de 51% a 60%).
Para Fabio Santos Silva, Superintendente de Sinistros,
Personal Lines da Zurich no Brasil, a certificação traz diversos benefícios às
oficinas que forem certificadas, relacionados à eficiência operacional, gestão
da qualidade e ambiente de trabalho aos seus colaboradores, fortalecendo toda a
cadeia de valor. E impacta também os clientes.
“Demos o pontapé inicial com duas oficinas e, até o final do
ano, a meta é certificar os 60 estabelecimentos da rede credenciada com maior
relevância em volumetria de reparos e interessadas na certificação. Este é só o
início. Com o selo, os clientes do seguro auto terão garantia da qualidade
ambiental do serviço nesses locais, em caso de sinistros que resultem na
reparação do veículo”, explica o superintendente.
Segundo Fabio, a concessão do Selo Verde materializa o
objetivo da companhia de promover ações que combatam os impactos das mudanças
climáticas, um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Zurich no país.
A iniciativa também está alinhada à promessa global da seguradora de liderar o
impacto positivo no planeta.
“A criação da Certificação Selo Verde foi motivada pela
preocupação da Zurich em oferecer, reconhecer e incentivar serviços
sustentáveis junto aos seus parceiros, no Brasil e no mundo. Com essa ação
pioneira, percebemos que a Zurich está, junto a essas oficinas, na vanguarda
para a redução de impactos ambientais no mercado brasileiro de seguros”, avalia
o executivo.
Sustentabilidade é um pilar da Zurich
A sustentabilidade é um valor fundamental no posicionamento
de marca global da Zurich e vem permeando as ações da marca em várias esferas.
No Brasil, no que diz respeito a serviços, por exemplo, a empresa vem
oferecendo diferenciais aos clientes, como é o exemplo do descarte ecológico e
consultoria ambiental disponibilizados na cobertura do seguro residencial.
Com relação aos produtos, o seguro para carros elétricos e o
recém-lançado Zurich4Power, seguro para instalação e manutenção de painéis
fotovoltaicos, são exemplos de iniciativas que incentivam a busca por matrizes
energéticas mais sustentáveis no país. Os investimentos também são uma frente
de atuação da companhia, que já colocou R$ 230 milhões nos chamados green
bonds, ou títulos verdes.
Tudo isso faz parte de um alinhamento internacional do
Zurich Insurance Group, que figura no topo do Índice Dow Jones de
Sustentabilidade e integra a Net-Zero Asset Owner Alliance da Organização das
Nações Unidas (ONU), com o compromisso de zerar as suas emissões de carbono até
2050.