home / notícias / Integração de operadoras vai levar mais de dois anos

Integração de operadoras vai levar mais de dois anos

Hapvida e Intermédica querem aproveitar, separadas, setor aquecido nos próximos anos

Valor Econômico - 02 de Março de 2021

A integração entre a Hapvida e o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), que confirmaram neste fim de semana uma fusão, deve levar pelo menos dois anos, após o fechamento do negócio previsto para ocorrer entre o fim deste ano e começo de 2022, relata o Valor Econômico. As companhias estabeleceram esse prazo longo porque há uma expectativa de que o setor de saúde continue aquecido nesse período e a ideia é não perder as oportunidades de aquisições que cada uma já vinha almejando. Assim, cada operadora continuará atuando de forma independente nesse período.

“Temos que tomar muito cuidado para não atrapalhar o que está indo bem [com cada operadora]”, disse Jorge Pinheiro, presidente da Hapvida. “A escala é absolutamente imprescindível no setor de saúde. Há muitas operadoras de pequeno porte que vão enfrentar dificuldades. As aquisições que fizemos foram muito profícuas e acrescentaram qualidade à saúde”, acrescentou Irlau Machado, presidente da NotreDame Intermédica.

Desde a oferta inicial de ações (IPO), que ambas as operadoras realizaram em 2018, as companhias realizaram 30 aquisições. Os destaques foram a operadora São Francisco Saúde, comprada por R$ 5 bilhões pela Hapvida, e a Clinipam, adquirida pela Intermédica por um múltiplo de 27 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). Os números mostram o fôlego financeiro das companhias, que continuarão captando recursos de forma independente. Desde o IPO, as ações da GNDI saltaram 426% e da Hapvida, 230%.

Segundo Renato Stuart, sócio da consultoria de fusões e aquisições RGS, as operadoras devem optar por transações menores no período de análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “Mesmo que elas reduzam um pouco as aquisições, os múltiplos vão continuar altos, porque há demanda de outros grupos de saúde”, disse Stuart.

Até a integração efetiva, serão criados comitês independentes que vão se debruçar sobre as potenciais sinergias dos negócios em quatro frentes: vendas cruzadas de planos corporativos, potencial redução de taxa de sinistralidade, oferta da rede própria da Hapvida para terceiros e eliminação de duplicidade nas despesas gerais e administrativas. “Juntas, elas criam uma rede complementar única de abrangência nacional com espaço adicional para uma consolidação inorgânica e sinergias relevantes, estimamos impacto de até R$ 1 bilhão”, informa relatório da XP Investimentos, que iniciou ontem a cobertura dos papéis das operadoras.

O Goldman Sachs acredita que a nova companhia pode liderar o processo de consolidação no setor de saúde. Já o Credit Suisse pondera que plano de manter dois presidentes executivos pode atrasar os ganhos de sinergias, mas os analistas do banco acreditam que essa estrutura pode mudar ao longo do tempo. O contrato de Machado tem duração de dois anos, após a aprovação dos órgãos reguladores, e o prazo dos planos de remuneração e incentivos foi antecipado, podendo ser executados parcialmente em três anos.

Ontem, as ações da Hapvida encerram com alta de 5,29% e os papéis da Intermédica avançaram 3,41%.