home / notícias / Alper faz 2ª aquisição em menos de uma semana

Alper faz 2ª aquisição em menos de uma semana

A nova operação envolveu a compra de 100% da Ferfi, especializada em seguros saúde, por R$ 35,2 milhões

Valor Econômico - 08 de Janeiro de 2021

Alper faz 2ª aquisição em menos de uma semana

O Valor Econômico informa que a consultoria e corretora Alper anunciou a segunda aquisição em menos de uma semana e a quarta em seis meses. A nova operação envolveu a compra de 100% da Ferfi, empresa de São Paulo especializada em seguros saúde, por um valor de R$ 35,2 milhões, mas que pode alcançar R$ 44 milhões, caso algumas metas de desempenho forem atingidas nos próximos anos.

Segundo o CEO da Alper, Marcos Couto, o ritmo de aquisições de corretoras em 2021 deve ser o mesmo ou mais forte que o dos últimos anos. Entre 2019 e 2020, a corretora comprou sete empresas, o que indicaria pelo menos mais três aquisições para este ano. Os negócios realizados nos últimos seis meses somam R$ 147 milhões.

Couto explica que as operações se concentraram na segunda metade do ano passado, porque a companhia preferiu manter cautela no primeiro semestre diante das incertezas trazidas pela pandemia. Por isso, as negociações iniciadas antes da crise da covid-19 deslancharam nos últimos meses.

Em agosto, a Alper comprou a Transborker, terceira maior corretora de seguros de transporte de cargas do país, por R$ 58,05 milhões. Em outubro, adquiriu a Vertex por R$ 22,1 milhões. Em 29 de dezembro, o grupo assumiu o controle da Next Marka, de seguros agrícolas e corporativos, pela qual pagou R$ 22,8 milhões. Com a Ferfi, a Alper busca reforçar a atuação na principal área de atuação, a de seguro saúde.

A Alper tem 40% de suas receitas vindas desse ramo. “Acreditamos no potencial de crescimento do segmento, porque, independentemente da pandemia, saúde privada é um sonho de consumo para quem não tem”, explica.

Na visão de Couto, as aquisições são uma forma de acelerar o crescimento. “O mercado de corretagem de seguros é muito pulverizado e tem mais de 100 mil empresas”, diz. “É natural um movimento de consolidação. Nossa lista de alvos potenciais tem mais de mil empresas, ou seja, é um mercado muito grande para nós e para outras corretoras de grande porte.”

A Alper, ex-BR Insurance, é uma consultoria e corretora especializada em seguros, listada no Novo Mercado da B3. Tem uma carteira de R$ 1,5 bilhão em prêmios administrados e mais de 15 mil clientes.