Seguradoras têm novas estratégias de comunicação
Pandemia fez a demanda por informações sobre seguro de vida disparar
Valor Econômico - 31 de Julho de 2020O Valor Econômico destaca que a pandemia fez a demanda por informações sobre seguro de vida disparar, segundo especialistas. Os cursos de educação financeira disponíveis sobre esse assunto surtiam efeito, mas não o suficiente para mudar o patamar de penetração do seguro de vida no Brasil, que segue inferior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos 8% da média mundial.
“O
brasileiro está mais apto a ouvir sobre produtos que podem mitigar riscos
inerentes à vida, que comprometem não só a aposentadoria como também os sonhos”,
afirma Mirella Lavrini, superintendente de comunicação e marca da MAG Seguros.
A companhia criou novos canais de comunicação com seu público e com os
corretores.
“Apenas
no primeiro semestre, foram mais de cem artigos publicados, que impactaram mais
de 500 mil pessoas. Outra iniciativa é o PodCorretar, podcast disponível em
todas as plataformas de streaming. Foram dez episódios no semestre, com impacto
em mais de 4 mil pessoas”, informa.
A
Icatu Seguros, especializada em previdência e vida, registrou um boom de
inscrições em todos os cursos on-line oferecidos em parceria com a Fundação
Getulio Vargas (FGV). O curso “Como fazer investimentos nível básico” saiu de
3,6 mil inscrições em fevereiro para 27,5 mil em março.
“Como
organizar o orçamento familiar” foi de 2,7 mil inscrições para 18 mil. Desde
marco, foram realizadas 15 lives no canal do YouTube, que alcançaram mais de 40
mil visualizações. “A educação financeira deve fazer parte do diálogo familiar,
para que todos entendam a importância do planejamento”, diz Rafael Caetano,
diretor de marketing da Icatu.
Aura
Rebelo, vice-presidente de marketing digital da Prudential do Brasil, afirma
que as pessoas têm uma dificuldade cognitiva para ouvir sobre seguro de vida.
“Ninguém quer falar de morte e de dinheiro ao mesmo tempo”, diz.
Enquanto
tropicaliza a plataforma Financial Wellness que leva educação financeira aos
clientes do grupo nos EUA, a Prudential aposta em novos canais. Como o longa
“Não aprendi a dizer adeus”, que contará nos cinemas a história da dupla
sertaneja Leandro e Leonardo. “Trabalhamos de forma lúdica com os conceitos que
afetam a estabilidade emocional e financeira das pessoas”, diz.
Além
das seguradoras, a CNseg, a confederação das seguradoras, investe em novos
formatos. Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora de relações de consumo e
comunicação da CNseg, conta que a pandemia acelerou o investimento em educação.
“A agenda de 2020 conta webinars sobre temas estratégicos e a série de webtecs,
com assuntos mais técnicos, que aproveitam o formato on-line para alcançar mais
gente.”