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Seguradoras têm novas estratégias de comunicação

Pandemia fez a demanda por informações sobre seguro de vida disparar

Valor Econômico - 31 de Julho de 2020

O Valor Econômico destaca que a pandemia fez a demanda por informações sobre seguro de vida disparar, segundo especialistas. Os cursos de educação financeira disponíveis sobre esse assunto surtiam efeito, mas não o suficiente para mudar o patamar de penetração do seguro de vida no Brasil, que segue inferior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos 8% da média mundial.

“O brasileiro está mais apto a ouvir sobre produtos que podem mitigar riscos inerentes à vida, que comprometem não só a aposentadoria como também os sonhos”, afirma Mirella Lavrini, superintendente de comunicação e marca da MAG Seguros. A companhia criou novos canais de comunicação com seu público e com os corretores.

“Apenas no primeiro semestre, foram mais de cem artigos publicados, que impactaram mais de 500 mil pessoas. Outra iniciativa é o PodCorretar, podcast disponível em todas as plataformas de streaming. Foram dez episódios no semestre, com impacto em mais de 4 mil pessoas”, informa.

A Icatu Seguros, especializada em previdência e vida, registrou um boom de inscrições em todos os cursos on-line oferecidos em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O curso “Como fazer investimentos nível básico” saiu de 3,6 mil inscrições em fevereiro para 27,5 mil em março.

“Como organizar o orçamento familiar” foi de 2,7 mil inscrições para 18 mil. Desde marco, foram realizadas 15 lives no canal do YouTube, que alcançaram mais de 40 mil visualizações. “A educação financeira deve fazer parte do diálogo familiar, para que todos entendam a importância do planejamento”, diz Rafael Caetano, diretor de marketing da Icatu.

Aura Rebelo, vice-presidente de marketing digital da Prudential do Brasil, afirma que as pessoas têm uma dificuldade cognitiva para ouvir sobre seguro de vida. “Ninguém quer falar de morte e de dinheiro ao mesmo tempo”, diz.

Enquanto tropicaliza a plataforma Financial Wellness que leva educação financeira aos clientes do grupo nos EUA, a Prudential aposta em novos canais. Como o longa “Não aprendi a dizer adeus”, que contará nos cinemas a história da dupla sertaneja Leandro e Leonardo. “Trabalhamos de forma lúdica com os conceitos que afetam a estabilidade emocional e financeira das pessoas”, diz.

Além das seguradoras, a CNseg, a confederação das seguradoras, investe em novos formatos. Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora de relações de consumo e comunicação da CNseg, conta que a pandemia acelerou o investimento em educação. “A agenda de 2020 conta webinars sobre temas estratégicos e a série de webtecs, com assuntos mais técnicos, que aproveitam o formato on-line para alcançar mais gente.”