home / notícias / Risco cibernético é o mais temido, revela estudo com mais de 2,7 mil executivos

Risco cibernético é o mais temido, revela estudo com mais de 2,7 mil executivos

Sonho Seguro - 15 de Janeiro de 2020
Pela primeira vez, os incidentes cibernéticos (39% das respostas) classificam-se como o risco mais temido pelas empresas segundo a no a edição do Allianz Risk Barometer 2020, relegando a interrupção dos negócios (BI) (37% das respostas) para o segundo lugar. O conhecimento da ameaça cibernética cresceu rapidamente nos últimos anos, impulsionado pelas empresas que aumentam a dependência de dados e sistemas de TI e vários incidentes de alto perfil. Há sete anos, ficou em 15º lugar, com apenas 6% de respostas.

Mudanças na legislação e regulamentação (# 3 com 27%) e Mudança climática (# 7 com 17%) são os maiores escaladores do mundo, sublinhando a guerra comercial EUA-China, Brexit e aquecimento global como preocupações crescentes para empresas e nações. A pesquisa anual sobre riscos globais de negócios da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS) incorpora a visão de 2.718 especialistas em mais de 100 países, incluindo CEOs, gerentes de risco, corretores e especialistas em seguros.

A preparação e o planejamento dos riscos cibernéticos e das mudanças climáticas são uma questão de vantagem competitiva e resiliência dos negócios na era da digitalização e do aquecimento global.Joachim Müller, CEO da AGCS.

“O Allianz Risk Barometer 2020 destaca que o risco cibernético e as mudanças climáticas são dois desafios significativos que as empresas precisam acompanhar de perto na nova década”, diz Joachim Müller, CEO da AGCS. “É claro que existem muitos outros cenários de danos e interrupções, mas se os conselhos corporativos e os gerentes de risco não abordarem os riscos cibernéticos e de mudanças climáticas, isso provavelmente terá um impacto crítico no desempenho operacional de suas empresas, nos resultados financeiros e na reputação com os principais acionistas. A preparação e o planejamento dos riscos cibernéticos e das mudanças climáticas são uma questão de vantagem competitiva e resiliência dos negócios na era da digitalização e do aquecimento global. ”

Além de ser o principal risco global, os incidentes cibernéticos estão entre os três principais riscos em muitos dos países pesquisados; na Áustria, Bélgica, França, Índia, África do Sul, Coréia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA, também é considerado o principal risco comercial.

As empresas enfrentam o desafio de violações de dados maiores e mais caras, o aumento de incidentes de ransomware e falsificação, bem como a perspectiva de multas ou litígios por privacidade após qualquer evento. Uma mega violação de dados – envolvendo mais de um milhão de registros comprometidos – agora custa em média US $ 42 milhões, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

“Os incidentes estão se tornando cada vez mais prejudiciais, visando cada vez mais grandes empresas com ataques sofisticados e demandas pesadas de extorsão. Cinco anos atrás, uma demanda típica de ransomware estaria na casa das dezenas de milhares de dólares. Agora eles podem estar na casa dos milhões ”, diz Marek Stanislawski, vice-chefe global de Cyber ​​da AGCS.

As demandas de extorsão são apenas uma parte do quadro: as empresas podem sofrer grandes perdas de BI devido à indisponibilidade de dados, sistemas ou tecnologia críticos, por meio de uma falha técnica ou de um ataque cibernético. “Muitos incidentes são resultado de erro humano e podem ser mitigados por treinamentos de conscientização da equipe, que ainda não são uma prática rotineira nas empresas”, diz Stanislawski.