home / notícias / CEO mundial da AXA destaca a importância do seguro em um mundo de incertezas

CEO mundial da AXA destaca a importância do seguro em um mundo de incertezas

Sonho Seguro - 18 de Outubro de 2019
Thomas Buberl, CEO mundial da AXA, foi um dos ponto altos da 11a. Conferência Internacional Brokerslink, realizada em Bordeaux, França, entre os dias 16 a 18 de outubro. O executivo, tido como um dos mais influentes da indústria de seguros, falou por quase 45 minutos para uma plateia de mais de 300 profissionais de seguros, em sua grande maioria corretores ligados a rede internacional fundada em 2004 e que hoje atua em mais de 80 países.

O tema central era como o seguro pode, em um mundo de incertezas, ajudar a sociedade (governos, empresas e indivíduos) entender e se preparar para os principais riscos globais?

“As sociedades vivem um nível sem precedentes de incerteza. Instabilidades políticas e novas linhas de poder questionam os equilíbrios passados ​​que julgávamos imutáveis. No plano econômico, inflação baixa, taxas de juros declinantes e crescimento moderado representam uma preocupação crescente. Desafios globais, como as mudanças climáticas e a revolução tecnológica, ameaçam o modelo de negócios tradicional das empresas enquanto conduzem profundas mudanças regulatórias. Em um contexto em que a necessidade de proteção e estabilidade raramente é tão forte, o seguro tem um papel especial a desempenhar”, afirmou.

Ele citou os últimos acontecimentos sobre a questão do Brexit, que ontem chegou a um acordo, mas que ainda tem de ser aprovado pelo Parlamento. “Independentemente do acordo, isso têm pouco impacto em nossa posição. Sempre levamos a sério a probabilidade de um Brexit difícil e nos preparamos para o acordo. Nossas atividades no Reino Unido são principalmente locais e permanecerão assim. E antecipamos todos os ajustes necessários para garantir a continuidade dos negócios, principalmente na AXA IM e na AXA XL”, pontuou ele aos corretores de vários países presentes e interessados neste tópico.

Outro ponto destacado pelo executivo é a incerteza sobre como ficará a questão China e Estados Unidos, que extrapola a questão comercial e ganha aspectos de ter nos dois países uma potência tecnológica. A China é o segundo maior mercado de seguros do mundo, com crescimento elevado e contínuo. É um mercado de grande potencial para a AXA.

“Prevemos que seja um importante caminho de crescimento no futuro. Fomos uma das primeiras seguradoras a entrar nesse mercado há 20 anos e agora dependemos de fortes posições locais. Nossa joint venture com a ICBC é a maior companhia de seguros de vida com investimento estrangeiro no país e a aquisição total da AXA Tianping em breve nos posicionará como a seguradora estrangeira nº 1 de P&C na China”, citou ele ao blog Sonho Seguro.

Historicamente, a AXA Tianping tem se concentrado em produtos de varejo para seguros de automóveis. Nosso objetivo é transformar a organização e diversificar as linhas de negócios não-motorizadas, particularmente em seguros de saúde, que é a linha de negócios de seguros que mais cresce na China, crescendo 39% ao ano nos últimos cinco anos.

O cenário mundial descrito pelo CEO mundial da AXA é sombrio com as incertezas sociais, políticas e agravamento dos riscos tecnológicos e climáticos. Mas o otimista esteve presente em todas as suas considerações. “Há muitos riscos. Riscos que podemos juntos mitigar. Contribuir para as pessoas viverem melhor é algo positivo para todos. Seguradoras e corretores podem criar juntos soluções para a sociedade que demanda proteções.  E essa parceria construirá um novo modelo de negócio, sustentável para todos nós.”.

A AXA tomou decisões estratégicas para se tornar a líder global de seguros de linhas comerciais (Property&Casualty/P&C). “Nossa experiência e tamanho são fundamentais para ajudar os corretores a atenderem seus clientes a enfrentarem grandes riscos, de mudanças climáticas a ataques cibernéticos. Como uma seguradora global com bases sólidas e saúde financeira robusta, a AXA também está comprometida em assumir um papel ativo em trazer soluções concretas graças à inovação, como a telemedicina, e em criar novos ecossistemas de saúde, como fizemos no México e no Egito”, afirmou o executivo aos corretores da Brokerslink.