home / conversa com executivos / AMMS comemora dois anos de existência
Simone Vizani
Simone Vizani

Presidente eleita da Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS)

AMMS comemora dois anos de existência


11/12/2020

A Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS) completou dois anos de existência com muitas razões para comemorar. Presidente eleita para o próximo triênio, Simone Vizani, que ocupa atualmente a vice-presidência da entidade, celebra a boa acolhida que a associação encontrou no mercado. Apesar da pandemia, a entidade conquistou 44 patrocinadoras. E já conta com 350 associadas.

A Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS) completou recentemente dois anos de existência. Quais foram as principais conquistas obtidas até o momento pela entidade?

Tivemos um grande apoio do mercado, já no primeiro ano, com 25 patrocinadoras. Os resultados foram tão expressivos que, em 2020, subimos para 44. Estamos no processo de renovação e, apesar da pandemia, temos tido uma ótima receptividade, o que mostra que a causa tem plena adesão do mercado. Abrimos as portas ao diálogo, que já vem trazendo mudanças significativas dentro das empresas, com reflexos na contratação e promoção de mais mulheres. Acreditamos que, para além de trazer temas relevantes nos debates sobre a equidade de gênero, buscamos fortalecer as mulheres em suas carreiras, mitigando barreiras e como enfrentá-las para que assumam o protagonismo e cheguem ao topo de suas carreiras.

Quais são os principais desafios das mulheres no mercado de seguros?

Os desafios passam por barreiras em razão do gênero, como a falta de um incentivo claro de ascensão na carreira, gap salarial e de um ambiente favorável. As mulheres também enfrentam dificuldades nas divisões de responsabilidades em casa ao cuidar dos filhos, idosos, e não é fácil conciliar tantas tarefas. Precisam trabalhar mais horas que os homens. Essa sobrecarga ficou mais latente na pandemia pelo fato de as escolas estarem fechadas e sem opções de lazer por conta do isolamento social. Contudo, o lado positivo revela que é plenamente possível atender demandas mais favoráveis às mulheres, tais como horário flexível e home office, porém em condições mais favoráveis.

Quais são os objetivos da associação para os próximos anos?

Nos primeiros dois anos implementamos muitas iniciativas que serão consolidadas nos próximos anos. Então, para além de continuarmos difundindo o nosso movimento, ampliando a base de associadas, daremos sequência ao programa de mentoria, além de termos implementado o comitê denominado “juntos por elas”, com o objetivo de trazer as lideranças masculinas para a conversa. Manteremos nossos eventos pontuais, que tratam dos temas da mulher no seu cotidiano pessoal e profissional. Certamente faremos mais eventos técnicos de seguros, manteremos as capacitações e, dentro do espaço 'Fala Mulher', temos a coluna, os podcasts e a AMMSTV, que igualmente abordarão temas e entrevistas muito interessantes. São espaços para dar voz e visibilidade às mulheres.

Também entregaremos ao mercado uma cartilha com sugestões de melhores práticas em equidade de gênero.

Sempre buscamos inovar, mas nosso principal objetivo, além do networking, é ter mais mulheres nos altos cargos de liderança e nos conselhos das empresas. Para tanto, temos trabalhado os temas do cotidiano, as barreiras profissionais de carreira, como a maternidade, o resgate da autoconfiança, as capacitações com temas que passam pela educação financeira, planejamento familiar e de carreira. Somos uma rede de acolhimento, que visa a ajudar umas às outras, e, assim, trabalharmos a autoconfiança feminina, além de estabelecer o diálogo com as empresas, para que possam oportunizar o crescimento das mulheres, criando um ambiente mais favorável para a transposição das barreiras ainda existentes.

Quantas associadas integram os quadros da entidade? Quais são os benefícios que a AMMS oferece às associadas?

Em apenas dois anos, já temos mais de 350 associadas, uma marca excepcional. São muitos os benefícios em associar-se, tais como: capacitação, mentoring, networking, oportunidade de alocação no mercado, descontos em eventos, descontos através de convênios e ainda um clube de vantagens, dentre outros.