Sócio de Penteado Mendonça e Char Advocacia e Presidente da Academia Paulista de Letras
UMA MUDANÇA QUE AINDA NÃO ESTÁ CLARA
Pelo menos por muitos anos, a eletrificação seguirá sendo híbrida 15 de Setembro de 2023De acordo com a ANFAVEA (Associação dos Fabricantes de Veículos), o
número de carros eletrificados vendidos do começo do ano até agora já superou a
venda de todos os carros eletrificados vendidos em 2022. É uma notícia
importante porque mostra a tomada de consciência da população brasileira em
relação à proteção do meio ambiente e a resposta rápida da indústria à nova
visão da sociedade.
Todavia, ninguém discute que, ainda que com os aumentos importantes já
registrados, o processo da transferência da matriz fóssil para os combustíveis
renováveis não será rápido. Mesmo o etanol, que deve caminhar mais depressa,
especialmente depois da união de Brasil, Estados Unidos e Índia para aumentar o
seu consumo ao redor do mundo, não deve alcançar patamares muito expressivos
nos próximos anos. Os veículos movidos a gasolina e diesel seguirão sendo os
mais vendidos.
Pelo menos por muitos anos, a eletrificação seguirá sendo híbrida, primeiro
com os derivados de petróleo e depois atuando em conjunto com o etanol, cujo
custo é mais barato e também um combustível limpo. A adoção da eletricidade
como única matriz, se é que vai acontecer, é história para algumas décadas. Até
lá, gostem ou não, o petróleo seguirá tendo importância vital como combustível
automotivo. E o etanol deverá ocupar cada vez mais espaço.
Isso não significa que as mudanças não estejam em curso e suas
consequências não tenham peso já nos dias de hoje. Cada vez mais, temos carros
100% elétricos e o seu maior problema, que é o da autonomia, vai sendo
solucionado com a adoção de baterias cada vez mais potentes e com a instalação
de pontos de reabastecimento pelo interior dos países.
É assim que o Brasil, que não é propriamente um campeão da eletrificação
veicular, tem cada vez mais veículos 100% elétricos, tanto automóveis, como
ônibus e caminhões. É aí que acontece uma revolução silenciosa, que ainda não
foi claramente compreendida pela maioria da população, incluídos profissionais
que atuam no mercado segurador, onde essas mudanças têm um peso importante,
principalmente na precificação dos seguros e na regulação dos danos decorrentes
de acidentes de todas as naturezas.
É relevante as seguradoras estarem ao par das mudanças profundas que
afetam a indústria automotiva em função da adoção da nova da matriz energética.
Mas é tão importante quanto os corretores também se inteirarem delas para
melhor avaliarem os riscos e aconselhar seus segurados.
Um carro elétrico é uma máquina completamente diferente de um carro
convencional ou mesmo de um carro híbrido. É um risco novo, a começar pela
estrutura do veículo, que é completamente diferente e, consequentemente, tem
outros pontos fortes e fracos na sua carroceria. Colisões que atinjam
determinadas áreas causarão danos irreversíveis, especialmente em acidentes que
hoje não são tão graves. Da mesma forma, o motor e a tração são completamente
diferentes, para não falar no que fazer com as baterias velhas ou danificadas
nos acidentes.