Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

Sincor-SP completa 88 anos de história

A entidade foi fundada em 6 de outubro de 1934, com história marcada por lutas pelos corretores de seguros 06 de Outubro de 2022
boris ber sincor

Nesta quinta-feira (06/10), o Sincor-SP completa 88 anos. A entidade foi fundada em 1934, com o objetivo de representar a categoria de corretores de seguros junto ao governo, ao mercado e à sociedade, além de promover iniciativas de aperfeiçoamento profissional.

Uma das lutas mais árduas que marcaram a história do Sindicato foi a regulamentação da profissão de corretor de seguros. Foram encaminhados ao Ministério do Trabalho diversos projetos, isso porque na época qualquer pessoa podia intermediar a venda de seguros. A conquista aconteceu em 29 de dezembro de 1964, através da Lei 4.594.

“Podemos dizer que essa foi a conquista que mais marcou a nossa profissão. Mas é um trabalho de representação que precisa ser contínuo. Recentemente, quase tivemos a desregulamentação da nossa atividade e se não fosse a movimentação dos Sincors e da Fenacor, teríamos perdido essa batalha”, lembra o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.

Ele faz referência à Medida Provisória 905, de 2020, quando a Susep havia revogado a Lei nº 4.594, desregulamentando a profissão. “Mas lutamos juntos e conseguimos reverter a situação. Hoje temos na Susep uma liderança que representa o mercado e acredita na força da corretagem de seguros. Por isso, ter um Sindicato representativo é tão importante. Os desafios chegam sem avisar e precisamos ter uma defesa para todos eles. Somente assim vamos garantir o nosso futuro”, completou Boris.

O Sincor-SP conta atualmente com um presidente, seis diretores executivos, 13 integrantes da diretoria plena, cinco vice-presidentes regionais, 30 diretores regionais, 16 coordenadores e cerca de 150 integrantes de Comissões, além de, aproximadamente, 70 colaboradores.

Para melhor atender os corretores de seguros de todo o Estado, a entidade possui as Regionais: ABCDMR, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Nova Alta Paulista, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e na cidade de São Paulo (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste).

Nas últimas décadas, o Sincor-SP vem, cada vez mais, ajudando o corretor de seguros através de recursos que valorizam o profissional, proporcionando-lhe condições e preparo por meio de orientação para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo. Através dos benefícios criados pela entidade e da representatividade junto aos órgãos governamentais, o Sindicato está em constante busca de condições mais justas no exercício da atividade.