Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

Google obtém autorização para ser uma seguradora cativa no Lloyd’s of London

O Lloyd's disponibilizou em seu site um guia para aqueles que desejam criar cativas, revelando que a taxa de inscrição é de US$ 100 mil 15 de Fevereiro de 2024

Google poderá estabelecer uma cativa no Lloyd’s, já que a seguradora aprovou, em princípio, a proposta da empresa tecnológica. De acordo com informações do The Insurer, se a criação desta cativa avançar, será considerado um marco importante na atração de grandes empresas para o mercado segurador e ressegurador.

O grupo de gestão Apollo, responsável por auxiliar novas empresas do Lloyd’s desde o conceito inicial até alcançarem serviços completos de agência de gestão, também está envolvido nas negociações.

Londres está sendo pressionada a simplificar a regulamentação de cativas. O uso das permissões de subscrição internacional do Lloyd’s, como a capacidade de subscrever seguros diretos em 80 países e de utilizar parceiros da Lloyd’s onde ela não tem permissões, permite uma maior eficiência de custos para as empresas cativas, sendo uma das vantagens de criar uma cativa com a Lloyd’s, de acordo com a seguradora. Outra vantagem é a ausência de acordos de fronting, que permitem à cativa definir e controlar seus próprios riscos, retenção e condições sob supervisão do Lloyd’s.

A histórica seguradora, com origens no século XVII, disponibilizou em seu site, em janeiro, um guia para aqueles que desejam criar cativas, revelando que a taxa de inscrição é de US$ 100 mil, conforme relatado pelo jornal City A.M.

A cativa, um tipo de sindicato da Lloyd’s criado por um grupo ou empresa para cobrir seus próprios riscos, é uma das cinco formas pelas quais uma empresa pode participar no mercado segurador. Além de criar um sindicato, as outras opções incluem estabelecer um acordo para fins especiais, tornar-se uma empresa de gestão de um ou mais sindicatos e testar um novo negócio por três anos.

No início deste ano, representantes do setor segurador e ressegurador do Reino Unido, como o CEO da Marsh McLennan e o London Market Group, pediram aos ministros para simplificar ou reduzir a regulamentação para as seguradoras cativas. De acordo com o Financial Times, espera-se que isso atraia capital para Londres e reduza a lacuna no mercado de seguros especializados.