Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

XP estreia na Nasdaq

E vai usar parte da captação para fortalecer seguros 11 de Dezembro de 2019

A concorrência em seguros vai aumentar ainda mais do que nos últimos anos no segmento de pessoas. A notícia da semana é a aposta também em seguros da XP, que estreia na Nasdaq, bolsa nos Estados Unidos com valor de mercado estimado em quase US$ 15 bilhões. A notícia bombou nas redes sociais, principalmente no twitter, considerado um termômetro para as gestores de ativos.

Muitos queriam comprar, mas ficaram de fora. A demanda chegou a oito vezes a oferta. Os recursos levantados pela empresa na operação serão usados para o lançamento de novos serviços, como banco digital, pagamentos e seguros. O dinheiro também será destinado a potenciais aquisições e ao crescimento da plataforma de investimentos, informa o prospecto do império que tem Guilherme Benchimol (saiba mais sobre ele neste livro lançado pela querida e competente Malu Filgueiras na semana passada). O grupo XP, citado como um dos fenômenos brasileiros no conceito de supermercado financeiro, lançou em abril sua seguradora. O grupo já ofertava planos de previdência PGBL e VGBL em parceria com as seguradoras Zurich, SulAmérica, Icatu e Porto Seguro. Segundo recentes entrevistas, Roberto Teixeira, sócio e head da XP Seguradora, o DNA da XP é levar ao consumidor soluções de investimento dentro do planejamento de longo prazo, com ativos que contemplem todos os ciclos da vida, como estudo, casamento, filhos, momento sabático entre outros. Para ele, a previdência tem uma papel importante na composição do investimento de longo prazo, pois o impacto fiscal com ativos eficientes traz ganhos relevantes para o cliente no longo prazo.


A seguradora nasceu como mais uma plugada na corretora e compete com as que já estão na plataforma. Segundo informou no inicio do ano, o investimento feito pela XP na seguradora se pagou rapidamente, pois o custo de implementação foi pequeno ao aproveitar a estrutura digital e a equipe de profissionais de ponta da corretora. A maior preocupação foi nascer digital para ter uma comunicação ágil e transparente com clientes, para que eles entendam cada passo do mercado financeiro.