Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

Telemetria induz motorista a dirigir melhor

Por Ismael José de Andrade Junior da Zurich no CQCS Inovation 13 de Junho de 2019
Ismael José de Andrade Junior, superintendente de Estratégia e Inovação da Zurich, foi um dos palestrantes do evento CQCS Inovation, entre 12 e 13 de junho em São Paulo. “Na Zurich, utilizamos telemetria no aplicativo Zurich Driver, que lançamos recentemente para os nossos clientes de seguro Auto. Ele funciona por meio de sensores já existentes no próprio telefone celular que registram de forma automática o comportamento do condutor do veículo. É uma importante contribuição para um trânsito mais seguro e prevenção de acidentes”, comenta. Ele falou com o blog Sonho Seguro sobre o tema: O uso da telemetria no Brasil está apenas começando. O que espera deste movimento aqui comparando com a experiência mundial? Na Zurich, esperamos que a telemetria ajude nossos clientes a serem melhores motoristas, promovendo assim um trânsito mais consciente nas ruas e estradas. Melhorando o seu estilo de condução, nosso cliente reduz o risco de potenciais acidentes. Também criamos um sistema de pontuação para estimar e reconhecer os melhores motoristas. Avaliamos a performance dos nossos clientes com base em 5 parâmetros: condução distraída, velocidade, frenagem, aceleração e curvas. No final chegamos em uma pontuação geral que combina os parâmetros de condução distraída, velocidade, frenagem, aceleração e curvas. Tudo isso é possível com o uso da telemetria. Tem exemplos de países que já usam e os resultados obtidos? A Zurich atua em mais de 210 países e territórios e somos a primeira unidade no mundo a utilizar a telemetria. O uso da Telemetria em seguros é muito recente não apenas aqui no Brasil como também em outros países. Qual o resultado já obtido pela Zurich com o aplicativo? Lançamos nosso aplicativo em abril deste ano e estamos muito felizes com os resultados obtidos neste curto espaço de tempo. Já temos uma quantidade substancial de clientes usando o Zurich Driver e estamos aprendendo bastante com todos os feedbacks que temos recebidos. Vemos que há um grande engajamento dos clientes e todos enxergam com bons olhos o nosso propósito. Os consumidores têm resistência a aderir a esse tipo de aplicativo. Já fizeram pesquisas para saber o motivo de tal resistência? Não observamos este tipo de comportamento em nossos clientes, muito pelo contrário. Já temos relatos de clientes que mudaram o comportamento no trânsito por causa do aplicativo, deixando de usar, por exemplo, o celular durante a direção ou até mesmo realizando curvas com mais cuidado. Quais as estratégias para elevar o número de adesão ao app? Nossa equipe comercial e a rede de corretores estão nos ajudando a contar os benefícios do Zurich Driver aos nossos clientes. Além disso, temos utilizado nossos portais na internet e materiais de comunicação enviados aos clientes.