home / notícias / Captação líquida da previdência privada cresce 187,8% em janeiro

Captação líquida da previdência privada cresce 187,8% em janeiro

Segundo a Fenaprevi, os aportes superaram as retiradas em R$ 4,8 bilhões no primeiro mês do ano

Valor Econômico - 21 de Março de 2024

Em meio à rearrumação da indústria de investimentos após a taxação dos fundos fechados exclusivos/restritos, os planos de previdência privada registraram em janeiro aumento de 187,8% na captação líquida, frente ao mesmo mês do ano passado. Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), os aportes superaram as retiradas em R$ 4,8 bilhões no primeiro mês do ano.

Janeiro é um período geralmente mais fraco em atração de dinheiro novo, já que historicamente os meses de outubro a dezembro são o que apresentam maior procura, para efeito de dedução no Imposto de Renda no ano seguinte.

Por terem tributação diferenciada, os fundos de previdência privada vinham sendo um destino para o dinheiro dos donos dos fundos fechados exclusivos, que passarão a pagar come-cotas a partir deste ano. No entanto, em 19 de fevereiro, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) vedou a constituição de planos familiares exclusivos com saldos individuais acima de R$ 5 milhões, em mais um lance do governo para barrar estratégias de planejamento tributário das famílias ultrarricas.

Ainda segundo a Fenaprevi, os depósitos realizados em janeiro deste ano somaram R$ 16,5 bilhões, com alta de 18,6% em relação ao mesmo mês em 2023. É o resultado mais alto da série histórica, iniciada em 2013, para meses de janeiro, mesmo considerando a inflação no período. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a captação líquida registra crescimento de 36,5% e a arrecadação total sobe 9%.

O levantamento da Fenaprevi mostra que, do total de 14 milhões de planos previdenciários existentes no país, a grande maioria (62%) é de VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), que recebeu R$ 15,4 bilhões, ou seja, 92,9% do total de prêmios e contribuições de janeiro de 2024. Já o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é a modalidade escolhida em 22% dos planos de previdência, somando R$ 900 milhões arrecadados e alta de 18,5% em relação a janeiro de 2023, o equivalente a 5,6% do total captado no mês.

Os demais planos contratados foram os tradicionais (16%), com arrecadação de R$ 200 milhões.