Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

180º Seguros recebe autorização da Susep para atuar como seguradora digital

Empresa se prepara para nova fase, em que terá ainda mais autonomia para oferecer soluções personalizadas e flexíveis 23 de Maio de 2023

180º Seguros, insurtech que desenvolve programas de seguros atuando no modelo B2B2C, acaba de conquistar a licença da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para operar como uma seguradora S3. A partir de agora, a empresa está autorizada a emitir qualquer tipo de seguro em todo território nacional. 

A companhia apoiará empresas no desenvolvimento de programas completos de seguros, por meio de um trabalho que contempla o entendimento do negócio, o estudo da base de clientes e os fluxos de contratação. “Assim, a 180º consegue criar soluções de embedded insurance que estejam conectadas as jornadas dos clientes finais, impactando positivamente no sucesso do produto, satisfação e retenção desses consumidores”, explica Mauro Levi D’Ancona, fundador e CEO da 180º Seguros. 

A conquista da licença vem apenas um ano após o aporte Série A de R$ 177 milhões (US$ 31,4 milhões), liderado pelo fundo norte-americano 8VC com a participação de Dragoneer, Monashees, Atlantico, Quartz, e Norte. A rodada foi um dos maiores investimentos Série A já recebidos por uma insurtech na América Latina.

Com mais de 5 mil segurados e cerca de 20 produtos inéditos em mais de dez canais diferentes, a 180º Seguros já é responsável por diversas inovações no mercado. Entre elas, o primeiro seguro residencial do país com programa de assistências por pontos e o primeiro com cobertura intermitente da América Latina para pertences de veículos, por apenas R$ 0,49. A companhia, que anunciou recentemente produtos em parceria com Recargapay e Solfácil, já conta com cinco parceiros contratados que devem ser anunciados nos primeiros meses de operação da seguradora. 

“Ao operar como seguradora S3, teremos ainda mais autonomia para desenvolver, gerir e oferecer soluções personalizadas e flexíveis que realmente vão transformar o mercado de seguros no Brasil”.

Veja abaixo trechos da entrevista concedida ao Sonho Seguro.

Qual o propósito da insurtech?
A 180º Seguros nasceu para revolucionar a forma de distribuir e consumir seguros no Brasil. Queremos transformar o setor não só pelo nosso modelo de negócio e estratégia de embedded insurance, como também pela proposta de valor que entregamos aos nossos parceiros e segurados. Entendemos que este modelo de oferta é algo que realmente vai mudar como os brasileiros consomem seguros, especialmente quando existem produtos personalizados e que realmente atendam às necessidades. E o nosso foco é exatamente em buscar soluções que não só rentabilizam os parceiros, mas como atender às expectativas dos consumidores. Para isso, o meio que encontramos para atender a estas demandas é utilizar nossa expertise, aliada à tecnologia, para garantir essa experiência completa, com transparência, agilidade e atendimento humanizado.

Ela já estava em operação? Desde quando? Qual o nicho de atuação como seguradora?

A 180º Seguros foi fundada em outubro de 2020 e, até então, atuava como uma corretora, criando e aprimorando soluções para nossos clientes com seguradoras parceiras. Agora, somos  a primeira empresa de tecnologia a se tornar, de forma direta, uma seguradora full. Com a licença da SUSEP, passaremos a operar como uma seguradora S3, ou seja, que está apta a comercializar qualquer tipo de seguro no território nacional. Este novo escopo, de seguradora, permite que a gente alcance outro patamar em termos de autonomia nas entregas, flexibilidade de produtos e integração tecnológica. Vemos estes dois últimos pontos como duas grandes dores do mercado B2B2C e estamos prontos para trazer soluções nestes quesitos. A 180 é a primeira empresa de tecnologia a se tornar uma seguradora full. 

Qual o produto que vende?
O primeiro produto 100% construído pela 180º será um seguro residencial totalmente flexível e com mais de 20 opções de coberturas para nossos parceiros montarem a oferta de seguro da forma mais personalizada possível. O grande diferencial do produto está na tecnologia aplicada, que permitirá aos parceiros fácil integração, consistência operacional e maior agilidade, dores muito latentes do setor, além de um atendimento mais humanizado ao segurado. Além disso, traremos neste produto opções que não são comuns no mercado e que devem aparecer com mais frequência daqui para frente, coberturas para equipamentos de home office e danos a placas de energia solar. Ademais, a 180º é a única insurtech que cria os produtos do zero e dentro de casa e todo software que usamos de seguros core é feito dentro de casa. Na prática, somos uma empresa de software/tecnologia no ramo de seguros. Uma distinção bem grande de seguradoras que estão se digitalizando, mas que não construíram os seus sistemas. Hoje todas as empresas trabalham de forma terceirizada. Com isso, o produto final da 180º agrega uma qualidade e agilidade ímpares.

Como vai funcionar a insurtech? 

Na prática, teremos dois processos distintos: se uma empresa quer vender, mas não sabe como, a 180º tem um time de pesquisa que constrói o produto do zero e cuida de todas as etapas desde o pré até o pós-implantação. No caso de empresas que já vendem seguros, mas que estão com dificuldade para lançar um produto novo, como falta de API para conectar e  NPS  baixo, a 180º  entra para intermediar o desenvolvimento do produto e as conexões.  Esse é um passo muito importante para a evolução da companhia. A licença reforça a nossa missão de construir o melhor produto de seguro para nossos usuários.

Teve aporte? Quem são os acionistas?
Nosso último aporte foi em fevereiro de 2022, quando a 180º captou R$ 177 milhões (US$ 31,4 milhões) numa rodada Série A liderada pelo fundo norte-americano 8VC com a participação de Dragoneer, Monashees, Atlantico, Quartz, e Norte. Foi um dos maiores investimentos Série A já recebidos por uma insurtech na América Latina e parte deste valor será utilizado agora, com a nova fase da companhia, após a obtenção da licença.


Há expectativa de aporte de capital?

Agora, não. Como mencionei, nosso Series A já foi feito pensando neste novo momento como seguradora. Nosso objetivo agora é executar e entregar um produto de qualidade para os nossos clientes e parceiros.