Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

CNseg apresenta Open Insurance aos executivos da Fides, em Santiago

Cliente terá mais poder de decisão e influência no mercado de seguros, disse Dyogo Oliveira 09 de Novembro de 2022

“O Brasil tomou a dianteira na implementação do Open Insurance e somos pioneiros no mundo de uma estrutura tão avançada para o setor de seguros”. Assim Dyogo Oliveira começou a sua apresentação sobre esta nova plataforma em processo de implementação no País para os conselheiros participantes da Assembleia da Fides – Federação Interamericana de Empresas de Seguros, em Santiago, no Chile.

Por decisão da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as seguradoras brasileiras estão implementando um ambiente digital em que todas as operações de seguros poderão ocorrer.  A primeira fase do OPIN, que deu acesso as informações dos produtos, já foi concluída. Neste momento está em operação a fase de dois que é o carregamento de dados pessoais e produtos contratados. A previsão da Susep é que o OPIN esteja pronto para operar em setembro de 2023.

Dyogo ressaltou aos executivos da Fides que o desenho final do Open Insurance vai permitir que consumidores, seguradoras e corretores tenham as mesmas informações e realizar operações como cancelamento, contratação e portabilidade em um único ambiente. Para o presidente da CNseg e membro da Fides, o OPIN é uma grande transformação para os produtos de varejo de seguros. 

“Quais os resultados esperados? É ter uma maior competividade do setor e naturalmente uma queda dos preços, preços esses mais adequados ao perfil do cliente. Esperamos também que o acesso a produtos e canais tradicionais passem a ser cada vez mais digitais”, disse o presidente da CNseg na reunião em que estavam executivos da Costa Rica, Paraguai, Bolívia, Argentina, Venezuela, Chile, entre outros.

#FidesRio2023

Dyogo também compartilhou com os membros da assembleia detalhes da Fides Rio 2023, que acontecerá em setembro. Deu detalhes dos temas que serão debatidos e destacou a relevância dos participantes, da feira e dos negócios que ocorrerão durante este evento, considerado o maior encontro iberoamericano do setor.