CCS-SP homenageia os 80 anos do Sindseg-SP

Uma placa foi entregue ao presidente Rivaldo Leite durante o Congresso de Corretores.

SindsegSP - 16 de Março de 2022

O CCS-SP homenageou os 80 anos do Sindseg-SP, completados no ano passado, com uma placa, que foi entregue no dia 5 de março, durante o 22º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, promovido pela Fenacor e Sincor-SP, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).

O mentor do CCS-SP, Evaldir Barboza de Paula, o secretário Álvaro Fonseca e o ex-diretor tesoureiro Nilson Moraes, atual diretor regional Zona Leste do Sincor-SP, entregaram ao presidente do Sindseg-SP, Rivaldo Leite, a placa, cujos dizeres reconhecem a relevância do trabalho do sindicato para o seguro brasileiro.

O mentor Evaldir Barboza de Paula explicou que o congresso foi oportuno para a entrega da placa, que estava pronta há meses, porque contou com a presença de lideranças de todo o país, em um fórum nacional. “Vimos que este era o melhor momento e o ambiente adequado para prestar a homenagem ao Sindseg-SP”, disse.

O mentor classificou como “fantástico” o trabalho do sindicato ao longo de 80 anos, reconhecendo a sua contribuição para o mercado paulista e brasileiro. “O mercado paulista é pujante, concentra as grandes seguradoras e representa quase 50% dos prêmios aferidos no território nacional. Por isso, o Clube jamais perderia a oportunidade de prestigiar essa importante entidade, que tanto tem feito para a evolução do mercado de seguros”, disse.

Trajetória

O Sindseg-SP foi reconhecido como representante das empresas de seguros no dia 24 de outubro de 1941 pelo Ministério da Indústria e Comércio, mas o primeiro movimento para a criação do sindicato ocorreu em 1923, com a constituição do Comitê Mixto paulista. Em 1936, o comitê deu lugar ao Sindseg-SP, reconhecido cinco anos depois pelo governo.

O sindicato foi essencial para criar uma ponte sólida por onde as reivindicações e os interesses das seguradoras paulistas pudessem transitar e chegar ao conhecimento do governo.  Em 1945, a entidade intensificou ações pela manutenção do seguro de acidentes do trabalho. Em meados da década de 1950, o mercado paulista de seguros já se firmava como o mais importante do setor.

A sede própria do Sindseg-SP foi inaugurada em 1958, na Av. São João, 313, em um prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. A primeira reforma ocorreu em 1988, na gestão de Octávio Cezar do Nascimento. Foi nesta época que o sindicato ganhou mais um andar para abrigar a Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (SBCS), o CVG-SP e um auditório.

Na segunda reforma, em 1999, as instalações foram ampliadas com a inauguração do auditório Humberto Roncarati, em homenagem a um de seus mais ilustres presidentes. Depois de 50 anos no centro de São Paulo, o Sindseg-SP se mudou para a Avenida Paulista.

Atualmente, o novo endereço do Sindseg-SP é na Alameda Santos, Alameda Santos 2335, 11º andar, conjunto 112. De acordo com o sindicato, o local dispõe de duas salas de reuniões equipadas com os recursos de vídeo conferência.