Rivaldo Leite: Prefácio do Livro de 80 anos

Por Rivaldo Leite, presidente do Sindseg SP - 24 de Novembro de 2021
O ano de 2021 marca a trajetória de 80 anos do Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros no Estado de São Paulo (Sindseg SP). No decorrer dessa história, o setor de seguro paulista acompanhou as transformações sociais, políticas e econômicas e, para trilhar essa jornada, contou com o trabalho diário do sindicato.

Na década de 1930, quando o segmento precisou de maturidade em um novo cenário de regulamentação, o sindicato nasceu com o propósito de fortalecer as empresas com conhecimento e suporte, tornando-se um grande porta-voz frente às mudanças implementadas pelo poder público.

Com o passar do tempo, o sindicato consolidou o que se tornou hoje sua grande missão: a difusão da cultura do seguro. Estando presente para auxiliar o segmento em eventos históricos de impacto, como o incêndio do Edifício Andraus, ocorrido em 1972, batalhou pela criação de novos dispositivos legais de segurança predial, resseguro incêndio e outras ações relacionadas ao tema.

Compreendendo a importância do seguro para pessoas, empresas e patrimônios, passou a acompanhar a evolução de diversos segmentos produtivos e sociais, compartilhando com eles os benefícios do seguro como um caminho a ser seguido. E o trabalho só evoluiu, acompanhando a cultura dos novos tempos, os hábitos e comportamentos da sociedade.

Nesta jornada, o sindicato cresceu institucionalmente, agregando à sua trajetória lideranças e parcerias de grande expressão no mercado, que abraçaram a proposta de unir forças e de impulsionar as diferentes modalidades de seguro existentes, bem como impulsionando novos significados do público a respeito do seguro como bens essenciais para a vida de pessoas, a saúde e segurança institucional de empreendimentos e para garantir a perenidade de patrimônios.

O mundo mudou desde o começo dessa história e o sindicato aprendeu a se comunicar com o público dos novos tempos nas diferentes plataformas existentes. Nesses 80 anos, foram muitas as histórias, o trabalho e o empenho de profissionais e lideranças cada uma em seu tempo. E para celebrar essa marca conquistada por poucos, decidimos registrar essa trajetória em um livro, que narra o trabalho realizado pelo sindicato, sobretudo nos últimos 10 anos.

Em seu primeiro capítulo, a obra apresenta a trajetória de evolução do segmento do seguro e, em meio a este cenário, o nascimento do sindicato. Os capítulos seguintes tratam da importância da entidade ao longo das décadas, suas principais conquistas e contribuições para o desenvolvimento de uma cultura do seguro em todo o estado de São Paulo.

Ao final do livro, organizamos um capítulo dedicado ao futuro, publicamos uma galeria de fotos de todos os presidentes do sindicato, desde a sua fundação até o momento desta edição de 80 anos, e o jornalista e advogado Antonio Penteado Mendonça escreve sobre os nossos últimos 10 anos.

Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros e colaboradores que estiveram ao lado do sindicato durante essa jornada e que imprimiram esforço, dedicação e, também se dispuseram a compartilhar seus conhecimentos para tornar o Sindseg SP uma verdadeira casa para todos, um lugar em que possamos nos sentirmos acolhidos e que se atualiza constantemente fornecendo-nos ferramentas para sempre seguirmos em frente.

Boa leitura