home / notícias / Setor de seguros deve crescer no Brasil e representar 10% do PIB já em 2030

Setor de seguros deve crescer no Brasil e representar 10% do PIB já em 2030

Mercado arrecadou R$ 660,5 bilhões em receita no ano passado, o que corresponde a 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país

CQCS - 08 de Abril de 2024

O setor segurador brasileiro arrecadou R$ 660,5 bilhões em receita no ano passado. O valor corresponde a aproximadamente 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – que fechou 2023 em R$ 10,9 trilhões. No entanto, a atual meta do segmento é, até 2030, representar a faixa de 10% do indicador econômico.

Os dados, divulgados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), ainda revelam que o setor pagou R$ 460,8 bilhões em indenizações e benefícios no último ano. Desse total, 51% foram destinados às operações de saúde suplementar. Esse montante pago em 2023 foi 6,6% maior em comparação a 2022 (432,3 bilhões).

De acordo com o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, os resultados do setor são significativos, mas há um potencial de avanço que precisa ser explorado. “Estamos em forte crescimento em diversos ramos. Mas ainda temos muito espaço para evoluir. Por exemplo, atualmente, a gente tem apenas 30% da frota de automóveis segurada. Ou seja, temos ainda 70% de mercado para alcançar.”

Para atingir a meta, a confederação elaborou, em 2023, junto a outras entidades do mercado, o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS). O planejamento conta com ações que devem ser adotadas em duas frentes, buscando ampliar o número de segurados e de coberturas oferecidas até 2030.

“A ideia é, efetivamente, destravar esse potencial do setor. Alguns países mais desenvolvidos têm uma participação dos seguros no PIB em dois dígitos. Inclusive, alguns chegam a ultrapassar a casa dos 17%. Então, a nossa meta é atingir 20% a mais de consumidores de seguros, previdência e capitalização até o final desse período,” destaca o diretor técnico de estudos e de relações regulatórias da CNseg, Alexandre Leal.

Confira alguns números do setor:

51,1 milhões de beneficiários de assistência médica
32, 7 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos
19,9 milhões de veículos segurados
14 milhões de planos de previdência coletivos e individuais
12,7 milhões de residências seguradas
6,2 milhões de hectares são protegidos pelos seguro rural

Estrutura do mercado em números:

132 seguradoras
128,9 mil corretores