home / notícias / S&P melhora perspectiva do setor de resseguros global para estável

S&P melhora perspectiva do setor de resseguros global para estável

Sonho Seguro - 11 de Setembro de 2023
Durante coletiva de imprensa antes do início do evento Rendez-Vous em Monte Carlo, Ali Karakuyu, diretor e analista-chefe de classificações de seguros da S&P, explicou que as mudanças estruturais na subscrição de resseguros vistas durante as renovações de 2023 deverão fornecer um “longo prazo e vento favorável” duradouro para o setor, informa o portal Insider.

Com o mercado difícil em linhas de cauda curta e termos e condições mais restritivos devolvendo o poder de fixação de preços às resseguradoras, outros resultados positivos observados no setor incluem pontos de ligação mais elevados, menos coberturas agregadas e rendimentos de investimento mais fortes.

“Esperamos que os aumentos das taxas continuem este ano e no próximo, à medida que as resseguradoras manterão a guarda ao defender os aumentos de preços mais severos que alcançaram. Refletindo sobre isso, revisamos a nossa perspectiva para o setor de resseguros de negativa para estável”, disse Karakuyu.

“Por extensão, o que isso significa é que esperamos que os pontos de pressão que vimos sejam aliviados e que as resseguradoras ganhem com o seu custo de capital, tanto neste ano como no próximo.”

Além de aumentarem as taxas, os resseguradores também pressionaram as empresas primárias a reter mais nos seus próprios balanços. “Como o conflito Rússia-Ucrânia não se tornou um grande evento – pelo menos até agora – os resseguradores tiveram muitos motivos para ir à mesa de discussão com os mercados primários para justificar a continuação dos aumentos das taxas, ou pelo menos manter aumentos de taxas que alcançaram”, explicou Karakuyu.

“Em geral, no que diz respeito aos preços, esperamos que o setor, no mínimo, defenda os aumentos das taxas que conseguiu, ou mesmo promova mais aumentos das taxas em 2024.”

Desempenho operacional: previsão de RC do setor de 92-96% para 2023 e 2024

A visão estável reflete a expectativa da agência de classificação quanto às tendências de crédito nos próximos 12 meses, incluindo a distribuição das perspectivas de classificação. Em 28 de agosto, 90% das 20 principais resseguradoras globais receberam perspectivas de classificação estáveis, com positivas e negativas ambas em 5%.

Em termos de desempenho operacional, a S&P prevê um índice líquido combinado para o setor global de resseguros entre 92% e 96% no final de 2023 e 2024. Isto marca uma melhoria em relação aos 96% registrados em 2022, sendo por si só um ganho em relação aos cinco, com média anual de 99,7%.

Espera-se que o impacto das perdas nacionais no índice combinado se situe entre 8 e 10 pontos percentuais, em linha com o impacto de 9,2 pontos registado no setor global de resseguros em 2022. “Esperamos níveis melhores, ainda melhores do que 2022, para este ano e para o próximo”, disse Karakuyu.

Os resultados mais sólidos e a melhoria das perspectivas do setor refletem-se nas avaliações de crédito dos principais players no setor. No mês passado, a perspectiva da Munich Re foi elevada de estável para positiva, enquanto a Swiss Re foi revista de negativa para estável. “Essa é a demonstração tangível de como estamos vendo essa positividade se manifestar”, comentou Simon Ashworth, chefe de análise e pesquisa de seguros da S&P.

“Temos visto as perspectivas positivas ou negativas serem muito mais específicas e idiossincráticas do emissor, potencialmente relacionadas a fusões e aquisições ou transacionais, enquanto antes eram um pouco mais abrangentes ao setor.”

Apetite por capital alternativo impulsionando aumentos retroativos de preços

Com a emissão total acumulada de títulos de dívida superior a US$ 8,6 bilhões, 2023 parece destinado a ser outro ano recorde para capital alternativo.

“Indo para a área de mercado forte como se esperava em 2023, os investidores estavam bastante conscientes do fato de que os aumentos das taxas nos últimos tempos eram realmente necessários, em oposição a uma súbita grande escassez de capacidade, o que significava que se poderia vir entrar e ter um alto retorno sobre o capital”, explicou Karakuyu. “Tenha em mente que quando os investidores decidem investir dinheiro no setor, eles também o avaliam em relação ao que mais existe por aí.”

Os analistas acrescentaram que ainda é muito cedo para determinar o impacto no setor do recente escândalo Vesttoo relativo a cartas de crédito alegadamente fraudulentas. Embora ainda se encontrem na fase de apuração dos fatos, os analistas acrescentaram que a situação representa um “bom teste para o mercado” em termos dos princípios que estão por detrás das transações de resseguro, e espera-se que fortaleça o apetite por capital alternativo.

O aumento já observado no apetite por capital alternativo é resultado dos benefícios da diversificação numa perspectiva de investimento. Karakuyu acrescentou que o aumento do capital alternativo pode ter contribuído em parte para os aumentos observados nos preços retroativos, o que levou algumas empresas a considerar “bastante desafiador” encontrar capacidade retroativa.

“O aumento dos preços retro é uma combinação do apetite por capital alternativo e do comportamento dos resseguradores em relação às empresas primárias – esse comportamento e a lógica também se replicam no lado retro”, disse Karakuyu. E concluiu: “Em termos de números, [o mercado forte] já fez a diferença e continuará a ser pelo menos em 2023 e 2024.

“O interessante sobre isso é que, como vimos no passado, as resseguradoras se tornaram vítimas de seu próprio sucesso, porque à medida que os resultados melhorarem, a história mudará em termos de novos provedores de capital entrando na área. Mais dois anos, será que isso mudará o comportamento dos potenciais investidores e voltará a pressionar as taxas? Isso ainda está para ser visto, mas acontece, e aconteceu.”