home / notícias / Mercado de seguros vai crescer 11,1% em 2023, projeta CNseg

Mercado de seguros vai crescer 11,1% em 2023, projeta CNseg

Valor Econômico - 15 de Junho de 2023

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) revisou para cima a estimativa de expansão do mercado segurador para 2023. A entidade ampliou em 0,2 ponto percentual a projeção para 11,1%, de uma previsão anterior de 10,9%. Segundo a confederação, a revisão ocorre na esteira da melhora de projeções da entidade para indicadores econômicos, como PIB no trimestre, de 2,2%.

A CNseg também prevê o início do ciclo de queda dos juros ainda este ano, com uma Selic em 12,75% até dezembro. A entidade prevê ainda, na análise de segmentos que formam o mercado consolidado, avanços de 18,2% para Danos e Responsabilidades; 8% no caso de Cobertura de Pessoas, 8%; e 5,2% para Capitalização.

Além dessas categorias, a confederação enxerga crescimento de 12,7% para o ramo Habitacional; de 15% para Crédito e Garantia; e 8,2%, nos Planos de Acumulação em Cobertura de Pessoas. Os segmentos que devem ter mais destaque no ano, porém, são os seguros auto e rural, com projeções de expansão de 23,4% e 20%, respectivamente.

“Ambos devem manter o desempenho positivo, ainda que com taxas não tão altas como as de 2022, pois é esperado um movimento de ajuste pelo efeito estatístico de comparação de base, mas com a manutenção da busca por proteção”, afirma o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destaca.

Para 2024, a entidade projeta crescimento de 13% para o segmento de Danos e Responsabilidade, com destaque para Responsabilidade Civil (17,9%) e Automóvel (17,7%); 7,8% para Cobertura de Pessoas, que foi alavancado pelo ramo de Vida (10%); e 10,9% em Capitalização.

No primeiro trimestre de 2023, o setor segurador acumulou R$ 90,4 bilhões em arrecadação, alta de 10,2% sobre igual período de 2022. Em igual base de comparação, o segmento de Danos e Responsabilidades cresceu 17,8%, o de Cobertura de Pessoas, 6,9%, e o de Capitalização, 5,3%.

No acumulado dos 12 meses móveis, o mercado segurador mostrou expansão de 14,8% até março de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, movimentando R$ 364,2 bilhões em prêmios de seguros, contribuições em previdência privada e faturamento de capitalização.