home / notícias / HDI compra operação da Liberty na América Latina por quase R$ 7 bilhões

HDI compra operação da Liberty na América Latina por quase R$ 7 bilhões

Com a aquisição, a HDI salta da 10ª posição para a vice-liderança no mercado brasileiro de seguros

Valor Econômico - 29 de Maio de 2023

A seguradora HDI acaba de comprar a operação da Liberty Seguros na América Latina. O valor da transação foi de quase R$ 7 bilhões (1,3 bilhão de euros). Com a aquisição, a HDI, que pertence ao grupo alemão Talanx, salta da 10ª posição para a vice-liderança no mercado brasileiro de seguros, excluindo vida e previdência, atrás da Porto.

Com a compra, além de ganhar mais espaço no mercado brasileiro, a HDI expandirá também sua atuação na América Latina, entrando no Equador, onde ainda não estava presente. Além de Brasil e Equador, a Liberty tem atuação na região no Chile e Colômbia. Trata-se de uma das maiores operação de M&A (fusões e aquisições, pela sigla em inglês) até o momento no Brasil, em um ano de fraca atividade, dada a alta volatilidade e cenário de juros no país.

Segundo o presidente da HDI Seguros, Eduardo Dal Ri, a aquisição realizada em um momento de mais volatilidade do mercado reforça uma decisão global da companhia de crescer no Brasil. “A empresa elegeu alguns países como ‘core’ de crescimento e um deles é o Brasil”, diz o executivo, em entrevista exclusiva ao Valor.

A compra da operação da americana Liberty na região é ainda a segunda aquisição da HDI em um ano, depois de comprar a linha de varejo da Sompo Seguros, em 2022. Dal Ri disse que a companhia seguirá com sua estratégia de crescimento orgânico no Brasil, avenida fortalecida com a aquisição da Liberty na América Latina, mas que seguirá atenta a outras oportunidades de M&A. “Nos últimos anos nos colocamos como um consolidador do mercado”, diz o executivo.

A HDI assumirá a liderança de mercado em algumas regiões do Brasil, como o Sul. “Teremos uma escala muito maior e mais competitividade do que com as duas empresas isoladas”, aponta. Segundo ele, foi identificada uma rede de distribuição complementar e a companhia estuda atuar com multimarcas no Brasil, experiência que tem dado certo em outros países. “Assim o distribuidor poderá ter mais opções”, diz.

A HDI, por não ter a propriedade da marca Liberty, adotaria, assim, uma nova bandeira. O executivo diz que está ainda na mesa entrar no Brasil no segmento de vida. “Só não vamos trabalhar em previdência e saúde”, comenta. A Liberty decidiu no ano passado desembarcar de mercados menos relevantes para seu negócio, por isso a sua saída do Brasil. A operação ainda depende do aval dos reguladores.