HDI compra operação da Liberty na América Latina por quase R$ 7 bilhões
Com a aquisição, a HDI salta da 10ª posição para a vice-liderança no mercado brasileiro de seguros
Valor Econômico - 29 de Maio de 2023A seguradora HDI acaba de comprar a operação da Liberty Seguros na América Latina. O valor da transação foi de quase R$ 7 bilhões (1,3 bilhão de euros). Com a aquisição, a HDI, que pertence ao grupo alemão Talanx, salta da 10ª posição para a vice-liderança no mercado brasileiro de seguros, excluindo vida e previdência, atrás da Porto.
Com a compra, além de ganhar mais espaço no mercado
brasileiro, a HDI expandirá também sua atuação na América Latina, entrando no
Equador, onde ainda não estava presente. Além de Brasil e Equador, a Liberty
tem atuação na região no Chile e Colômbia. Trata-se de uma das maiores operação
de M&A (fusões e aquisições, pela sigla em inglês) até o momento no Brasil,
em um ano de fraca atividade, dada a alta volatilidade e cenário de juros no
país.
Segundo o presidente da HDI Seguros, Eduardo Dal Ri, a
aquisição realizada em um momento de mais volatilidade do mercado reforça uma
decisão global da companhia de crescer no Brasil. “A empresa elegeu alguns
países como ‘core’ de crescimento e um deles é o Brasil”, diz o executivo, em
entrevista exclusiva ao Valor.
A compra da operação da americana Liberty na região é ainda
a segunda aquisição da HDI em um ano, depois de comprar a linha de varejo da
Sompo Seguros, em 2022. Dal Ri disse que a companhia seguirá com sua estratégia
de crescimento orgânico no Brasil, avenida fortalecida com a aquisição da
Liberty na América Latina, mas que seguirá atenta a outras oportunidades de
M&A. “Nos últimos anos nos colocamos como um consolidador do mercado”, diz
o executivo.
A HDI assumirá a liderança de mercado em algumas regiões do
Brasil, como o Sul. “Teremos uma escala muito maior e mais competitividade do
que com as duas empresas isoladas”, aponta. Segundo ele, foi identificada uma
rede de distribuição complementar e a companhia estuda atuar com multimarcas no
Brasil, experiência que tem dado certo em outros países. “Assim o distribuidor
poderá ter mais opções”, diz.
A HDI, por não ter a propriedade da marca Liberty, adotaria,
assim, uma nova bandeira. O executivo diz que está ainda na mesa entrar no
Brasil no segmento de vida. “Só não vamos trabalhar em previdência e saúde”,
comenta. A Liberty decidiu no ano passado desembarcar de mercados menos
relevantes para seu negócio, por isso a sua saída do Brasil. A operação ainda
depende do aval dos reguladores.