home / notícias / O que muda no seguro pecuário da BB Seguros

O que muda no seguro pecuário da BB Seguros

CQCS - 26 de Maio de 2023
A BB Seguros está modernizando sua linha de seguros para pecuária. O produto, que garantia o pagamento de indenização sempre que o faturamento obtido com o rebanho de corte fosse inferior ao faturamento garantido na apólice, em decorrência da morte de animais e/ou redução do valor da arroba no mercado, agora passa a oferecer também a possibilidade de antecipação de um percentual da indenização, caso a mortalidade do rebanho ultrapasse um valor mínimo esperado.

“É um momento importante para o pecuarista, que está atento ao ciclo pecuário e às pressões de sustentação de preço da atividade. Essa alteração na cobertura do nosso Seguro Pecuário vem para reforçar o caráter de ferramenta de gestão que o seguro oferece. Dessa forma o produtor não precisa esperar um período predeterminado onde ocorre a execução dos preços segurados referenciados no Cepea/B3 para colocar em prática seu replanejamento, que é inevitável após uma perda relevante no rebanho. Com isso, será possível reinvestir mais rapidamente para que o negócio se mantenha sólido e competitivo”, comenta Paulo Hora, superintendente de Seguros Rurais da Brasilseg, uma empresa da BB Seguros.

Estima-se que esse segmento da agropecuária deve ter um valor bruto de produção de R$ 422,8 bilhões em 2023, segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). No entanto, o mercado de seguros para o segmento ainda é pouco expressivo, perto de outras cadeias, como a de grãos na agricultura. Mas, assim como já ocorre em outros países, o Brasil está evoluindo nos mecanismos de proteção para os riscos desse segmento, com mais produtos de seguro e iniciativas comerciais.

Programa de subvenção

O Seguro Pecuário e de Animais são ramos de seguro rural participantes do PSR – Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, e possuem benefício de 40% de subsídio ao prêmio do seguro, o que o torna bastante atraente para o produtor. Caso o produtor seja tomador de financiamento das linhas pertencentes ao Programa ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, a subvenção ao prêmio do seguro passa a 45% do prêmio total da apólice.

“Nossas equipes vêm trabalhando muito para entender as necessidades dos pecuaristas e avançar com proteções cada vez mais personalizadas para os diversos riscos da atividade. Somos protagonistas no mercado, oferecemos o único seguro que protege a renda do produtor de corte no país e estamos evoluindo as coberturas do nosso Seguro Pecuário Faturamento”, diz Paulo Hora.

Além da garantia de faturamento, o Seguro Pecuário da BB Seguros oferece duas coberturas adicionais: a primeira, para a recuperação de áreas de pastagem, ao indenizar o produtor caso a área segurada seja inviabilizada para a nutrição dos animais por ocorrência de incêndio ou seca atípica. A segunda oferece cobertura para a suplementação alimentar do rebanho em casos de indisponibilidade das áreas de pastagem, sendo o valor proporcional à área de pasto acometida pelos eventos cobertos.