Brasilcap aponta para um futuro sustentável
A Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros, holding do Banco do Brasil, acaba de divulgar o seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2022. O documento anuncia a ampliação da sua atuação a partir da busca por novos parceiros comerciais, medida que levou ao aumento da oferta de produtos a clientes e mercados potenciais. O movimento possibilitou à empresa retomar o primeiro lugar no ranking do mercado brasileiro de capitalização em nível de reservas técnicas, com acumulado de R$ 9,61 bilhões.
Ampliar o
portfólio de produtos com venda online em um mercado tradicionalmente off-line
é uma das estratégias da Brasilcap adotadas para manter-se em crescimento em
2023. Nesse sentido, a empresa do Banco do Brasil viu a participação dos meios
digitais nas suas vendas quase dobrar, passando de 7,3% em 2022, para 12,8% só
no primeiro trimestre deste ano.
A Brasilcap também
desponta como uma liderança em sustentabilidade no seu setor de atuação.
Conforme mostra o relatório anual, a empresa avança na agenda ambiental, social
e de governança (ASG), com medidas como a incorporação da Diversidade como um
dos valores da companhia e a adesão ao Pacto Global da ONU e ao Pacto
Empresarial Pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos. Também
faz parte da lista de realizações da empresa a entrada em vigor do projeto que
busca zerar a sua pegada de carbono, que já possibilitou a compensação de
emissões de carbono relativas a 2020 e 2021, com a chancela da Organização
Verra, líder internacional no tema.
O apoio a
projetos de responsabilidade socioambiental, incluindo ações culturais,
educacionais, de promoção da saúde e de proteção ambiental, também é ressaltado
no relatório: “Mais de 160 mil pessoas foram diretamente beneficiadas pelos
projetos, que receberam recursos via Lei de Incentivo à Cultura, Lei do Esporte,
Fundo para a Infância e Adolescência e Lei do Idoso”, diz o documento.
“O propósito
da Brasilcap é ser agente de transformação na vida das pessoas e na sociedade”,
ressalta o presidente da empresa, Nelson de Souza, ao avaliar o período. “O ano
de 2022 foi histórico para a Brasilcap. Passamos por um reposicionamento
estratégico em toda a nossa atuação, gerando excelentes resultados. O principal
deles é o retorno à liderança do mercado, uma de nossas ambições para o ano.
Essa conquista foi fruto de uma gestão de excelência, do esforço diário e,
principalmente, da maior sinergia com os nossos parceiros, sejam os mais novos,
sejam os que estão conosco há mais tempo”, atesta o presidente.
Mar aberto - O relatório aponta a estratégia de
buscar novos negócios fora da carteira do Banco do Brasil, chamada de ‘mar
aberto’, como explica Nelson de Souza: “Usamos essa expressão para caracterizar
a imensidão de oportunidades apresentadas no mercado fora dos canais comerciais
do Banco do Brasil. A estratégia bem montada para ‘navegar’ por esse mar
incluiu o trabalho conjunto com um grande número de novos parceiros, a
formatação de produtos inovadores e customizados para diversos tipos de
públicos e uma nova mentalidade de abordagem comercial”, diz o presidente.
Para os próximos
anos, a Brasilcap anuncia cinco objetivos estratégicos: Resultados, Inovação,
Clientes, Gestão e Pessoas. A mensagem assinada pelos diretores da empresa
deixa claro o foco: “Trabalharemos pelo crescimento das receitas e das vendas;
pelo aumento nos índices de retenção e de ativação dos clientes, bem como em
sua satisfação; vamos avançar nossas iniciativas de inovação e de valorização
do capital humano; e integrar cada vez mais os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) à nossa estratégia”.