home / notícias / Previdência privada aberta capta R$ 39,3 bilhões no 1º tri

Previdência privada aberta capta R$ 39,3 bilhões no 1º tri

Ativos somam R$ 1,26 trilhão, equivalente a, aproximadamente, 12,5% do PIB

Valor Econômico - 19 de Maio de 2023

As contribuições a planos de previdência privada aberta somaram R$ 39,3 bilhões no primeiro trimestre de 2023, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). O valor representa um crescimento de 4,9% em relação a igual trimestre de 2022.

Desse montante, 91,3%, ou R$ 35,9 bilhões, foram captados pelos planos VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Os PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) somaram R$ 2,7 bilhões com uma fatia de 7% da arrecadação total. Os planos tradicionais totalizaram R$ 800 milhões em aportes, com cerca de 2% do total.

No primeiro trimestre de 2023 os resgates totalizaram R$ 34 bilhões, alta anual de 9%. Com isso, a captação líquida dos planos de previdência privada aberta no primeiro trimestre alcançou R$ 5,3 bilhões. Já o saldo dos ativos em planos de previdência privada aberta soma R$ 1,26 trilhão, equivalente a, aproximadamente, 12,5% do PIB nacional.