home / notícias / Artigo: Como seria um mundo sem seguro, segundo o ChatGPT

Artigo: Como seria um mundo sem seguro, segundo o ChatGPT

"Se o seguro não existisse, as pessoas e empresas teriam que lidar com as consequências financeiras de possíveis perdas por conta própria, e isso poderia ser devastador".

Mundo do Marketing - 19 de Maio de 2023

Por Alexandre Nogueira, diretor de marketing do Grupo Bradesco Seguros.

Há décadas, contratar um seguro é um ato de responsabilidade consigo e com a família. No entanto, embora dados oficiais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) apontem que a demanda por seguros no Brasil cresceu acima de 10% em 2022, sabemos que ainda existe um potencial de crescimento significativo para o Setor.

Aproveitando que neste mês é celebrado o Dia do Seguro, e talvez essa seja a melhor oportunidade para refletir e falar sobre a sua importância para nossa sociedade, me propus a realizar um exercício para analisarmos como o mundo – possivelmente – se comportaria sem a existência deste produto tão importante para proteção de pessoas e negócios.

Seguindo as recentes transformações inovadoras de nosso mundo (diariamente são noticiadas mais de uma centena de notas sobre o tema), escolhi fazer uso da Inteligência Artificial em destaque, o ChatGPT, um modelo generativo de diálogos entre humanos e robôs treinados, para entender qual a visão de tal tecnologia sobre um mundo onde hipoteticamente não existisse qualquer produto ou serviço voltado a proteção de indivíduos, suas famílias e conquistas.

Abaixo, compartilho com vocês, na íntegra, a resposta que obtive durante nossa conversa:

“Se o seguro não existisse, as pessoas e empresas teriam que lidar com as consequências financeiras de possíveis perdas por conta própria. Isso poderia ser devastador para muitas pessoas, especialmente aquelas que não têm os recursos financeiros para lidar com perdas significativas. Sem o seguro, o risco financeiro seria muito maior e isso poderia afetar a forma como as pessoas tomam decisões em suas vidas pessoais e profissionais. Poderia ser mais difícil para as pessoas se sentirem seguras o suficiente para investirem em coisas como imóveis, carros e negócios, o que poderia limitar a economia como um todo.

“Em resumo, o mundo sem seguro seria um lugar muito mais arriscado e financeiramente instável, uma vez que o seguro desempenha um papel fundamental na proteção financeira das pessoas e empresas, e sua ausência teria consequências significativas para a estabilidade financeira e a segurança das pessoas”.

Confesso que, para mim, a resposta não foi uma surpresa. Esse “papel fundamental” dos seguros, citado pela tecnologia, é reconhecido naturalmente por todos que atuam em nosso segmento.

O desafio aqui é tornar essa informação cada vez mais compreendida por toda a sociedade. Há um esforço do setor para ampliar a percepção sobre a necessidade de prover proteção e tornar o mundo – cada vez mais imprevisível –, um lugar em que o seguro esteja mais presente no dia a dia das famílias e que possa ser o ‘amigo certo nas horas incertas’.

Para continuarmos seguindo firmes nesta missão, Seguradoras e Corretores ampliaram a quantidade de produtos e serviços oferecidos, bem como tornaram mais ágeis e simples a experiência de contratação e uso do seguro e assistências.

Além disso, houve um esforço de comunicação para ampliar a mensagem da importância do seguro e tornar mais evidente que existem seguros para tudo e para todos. Um exemplo desse movimento foi a campanha ‘Pra tudo e pra todos’, lançada ano passado pela CNseg.

Pensando em dar destaque ao tema e também reafirmar o compromisso em tornar a proteção oferecida mais acessível, o Dia Nacional do Seguro ganha cada vez mais relevância para o setor, pelo menos há cinco anos atuamos para dar protagonismo ao tema em todas as mídias, seja com campanhas (como a “Quinzena do Seguro”), promoções e eventos. Pois é uma oportunidade de comunicar a importância do seguro para as pessoas, os negócios e a sociedade como um todo.

Reforçamos a comunicação tanto para os que já possuem alguma proteção, quanto para os que ainda não possuem nenhum tipo de seguro, isto é, que ainda vivem em um “mundo sem seguro” no seu dia-a-dia.

Nossa missão contínua é ampliar a cultura do seguro, para que as pessoas estejam mais protegidas e preparadas para o presente e para o futuro.

Por fim, nessa data tão especial para nosso setor de seguros, parabenizo e agradeço a todos que compõem o Mercado Segurador Nacional. Sigamos juntos somando esforços por um mundo ainda mais seguro, difundindo a importância de incluí-lo nos planejamentos financeiro, pessoal e familiar de cada vez mais brasileiros.