home / notícias / Wiz passará por consolidação em 2023, afirma novo CEO

Wiz passará por consolidação em 2023, afirma novo CEO

Valor Econômico - 20 de Março de 2023

A corretora de seguros Wiz vai passar por um período de consolidação dos negócios adquiridos a partir de 2023, afirma o novo CEO, Marcus Vinicius de Oliveira, em entrevista ao Valor. Nos últimos anos, a companhia executou uma estratégia intensa de crescimento inorgânico, com 18 operações de incorporação de outras empresas.

'Nós entendemos no ano passado que, para 2023, deveríamos ter uma atuação mais voltada para a consolidação e de comum acordo com o Heverton Peixoto [ex-CEO que deixo o grupo em janeiro] entendemos que talvez fosse o momento de encerrar o ciclo dele', explica o novo executivo-chefe da Wiz sobre a mudança realizada no início do ano. 'Fui convidado [para o cargo de CEO] com a missão de fazer uma operação mais voltada para rentabilidade, de captura de sinergia, integração desses novos negócios e foco nas novas oportunidades', acrescenta.

Conforme Oliveira, 'não significa que estamos fora de fusões e aquisições, mas significa que vamos consolidar as 18 operações feitas até o momento'. O executivo explica que 'a estratégia de diversificação estabelecida pela empresa nos últimos anos foi importante para superar a perda do balcão da Caixa Econômica Federal'.

A parceria na exploração de venda de seguros no balcão do banco estatal terminou em 2021. Na época, a Caixa representava dois terços da receita do grupo. Antes mesmo de a mudança ser efetivamente oficializada a companhia passou a adotar uma estratégia de diversificação de parcerias, pois a Caixa manifestou a intenção de não renovar o contrato em 2017. Com isso, a empresa iniciou o processo de transição que incluiu a compra de várias outras corretoras regionais e montar uma rede de novas joint ventures com outras instituições financeiras.

A WIZ se associou com a BMG Corretora, a Inter Seguros, a Polishop Seguros, o Paraná Banco Seguros e o grupo de crédito Omni. Além disso, adquiriu 100% da Promotiva, principal gestora de correspondentes bancários do Banco do Brasil, para fortalecer os segmentos de distribuição de crédito e consórcios.

A receita bruta em 2022, o primeiro ano praticamente sem os recursos originados da Caixa, alcançou um patamar de R$ 1,033 bilhão, o que representou 103,4% do teto do guidance estabelecido no ano passado. O lucro líquido no quarto trimestre, no entanto, recuou 13,1% na comparação anual, para R$ 35,9 milhões. No consolidado de 2022, a última linha do balanço teve um crescimento de 3,6%, para R$ 213,1 milhões.

'O ano de 2022 foi bastante desafiador porque foi o primeiro período em que não tivemos mais o incremento de nenhuma receita que não seja 'run off' vindo da Caixa', afirma Oliveira. 'O resultado mostrou que a empresa conseguiu fazer uma mudança de rota', complementa.

Em termos de distribuição de seguros por canais bancários, Inter Seguros e BMG Seguros responderam juntas por outros R$ 500 milhões. 'Essas duas parceriais puxaram resultados que antes eram feitos pela Caixa, com um crescimento de receita anual de 129,3%', diz o CEO.

Neste ano, pontuou o executivo, a prioridade será fazer a 'readequação de diversas estruturas baseadas fundamentalmente na área de tecnologia'. Segundo Oliveira, a ideia é reforçar a atuação da Wiz como 'uma corretora completa em seguros especializada em 'bancassurance' [canal bancário] e distribuidora de consórcio e crédito'.