home / notícias / Pesquisa traz detalhes sobre a judicialização na saúde

Pesquisa traz detalhes sobre a judicialização na saúde

Disputas judiciais concentram-se em três temas: negativa de cobertura assistencial, reajuste de mensalidade e manutenção de contratos

InfoMoney - 15 de Março de 2023

Conflitos entre operadoras de planos de saúde e clientes têm sido cada vez mais comuns no Judiciário brasileiro. A chamada judicialização da saúde suplementar tem ganhado destaque especialmente em três temas: negativa de cobertura assistencial, reajuste de mensalidade e manutenção de contratos, segundo pesquisa realizada pela Escola de Direito da FGV (Fundação Getulio Vargas) com apoio da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar).

“Juntos, esses três temas representam 90% dos litígios envolvendo operadoras de planos de saúde, sendo que a negativa de cobertura responde por mais da metade do total de decisões na primeira e na segunda instância paulista”, diz o professor Daniel Wang, coordenador da pesquisa.

Neste quesito, os usuários levam vantagem na Justiça paulista. De acordo com o levantamento, os clientes ganham 6 a cada 10 ações que movem contra as operadoras de saúde questionando negativas dos planos.

De acordo com o pesquisador, há diferença em razão do motivo que foi dada a negativa. “Em quase 90% das decisões, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) entende que o rol de cobertura da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é exemplificativo, e o usuário pode pleitear tratamento além do rol”, diz.

Por outro lado, quando o plano de saúde nega atendimento porque o usuário pede para ser atendido fora da rede de cobertura, o percentual de êxito dos usuários cai para 60%.

É importante lembrar que em 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou projeto de lei que obriga os planos de saúde a arcar com procedimentos que não estejam na lista da ANS.

O chamado rol da ANS especifica consultas, exames, terapias e cirurgias que constituem a cobertura obrigatória dos planos de saúde contratados após 2 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei 9.656/98.

Também no ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) terminou julgamento que definiu a natureza do rol da ANS, se é taxativo (só cabe a cobertura do que o rol prevê) ou exemplificativo (não se esgota em si mesmo, pode ser ampliado).

“O STJ acabou decidindo que é taxativo, mas observadas algumas exceções. Essa decisão do STJ, embora seja relevante e tenha servido para superar discordância entre as turmas, não é definitiva. Levantamentos mostram que alguns tribunais de Justiça continuam entendendo que rol da ANS é exemplificativo ou levam em consideração as próprias exceções”, explica a advogada do programa de Saúde do Idec, Marina Paullelli.

Masterclass
Imposto de Renda Sem Medo
Tudo o que você precisa saber para evitar o bloqueio do seu CPF, sem pagar 1 centavo a mais sobre o valor correto na tributação dos seus investimentos.
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analí­tico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
Ela destaca que os casos levados ao Judiciário vão justamente pleitear tratamentos que não estão incluídos no rol. “E os tribunais de Justiça, em especial o de São Paulo, levam em consideração essas reivindicações para garantir acesso ao tratamento adequado ao paciente. A lei diz que é preciso cobrir todas as doenças relacionadas na CID [Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde] e indica os que estão excluídos da cobertura, como tratamentos experimentais ou estéticos, por exemplo”, diz.

A representante dos consumidores destaca que na Lei dos Planos de Saúde estão previsto casos em que a cobertura é obrigatória e, diz ela, mesmo não estando no rol, é preciso garantir o tratamento se existir eficácia comprovada ou se houver recomendação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) ou de outro órgão que analise a tecnologia.

De acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em 2021, foram registradas 142 mil novas ações relativas à saúde suplementar. No levantamento realizado pela FGV junto ao TJ-SP foram analisadas 130.980 decisões de primeira instância e outras 74.274 decisões tomadas pelo TJ-SP, a segunda instância.

O superintendente executivo da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), Marcos Novais, destaca que trata-se de um tema sensível.

“A judicialização é a busca por algum direito. É um fenômeno da sociedade moderna, e o mundo inteiro passa por esse processo de inclusão”, afirma. “Olhando setorialmente, somos resultado de um coletivo, pessoas contribuem para ter acesso à saúde e temos que ser responsáveis nesta gestão”, complementa.

Para Novais, as decisões sobre um tratamento ou medicamento precisam trazer um caráter técnico. “Temos que pegar o que tem evidência científica comprovada, porque nem sempre o que é indicado é o mais seguro”, comenta, ao destacar que a operadora não nega um pedido sem razão, porque gera uma multa de, no mínimo, R$ 80 mil.

“A gente estimula que a operadora interaja e explique de forma simples quando negar-se a cobrir algum procedimento. É preciso melhorar essa interação e várias operadoras estão começando a fazer isso. É um desafio porque estamos falando de um mercado de massa, com 11,8 milhões de cirurgias anuais, quase 400 milhões de consultas e mais 100 milhões de terapias”, finaliza o executivo da Abramge.