home / notícias / Caixa Seguridade destaca parcerias e corretora própria

Caixa Seguridade destaca parcerias e corretora própria

Lucro líquido da companhia atingiu R$ 557 milhões no primeiro trimestre, uma alta de 29% na comparação anual e de 2,1% ante o trimestre anterior

Valor Econômico - 10 de Maio de 2022

A Caixa Seguridade informou que teve lucro líquido de R$ 557 milhões no primeiro trimestre, uma alta de 29% na comparação anual e de 2,1% ante o trimestre imediatamente anterior. As receitas operacionais somaram R$ 727 milhões, com alta de 39,0% em 12 meses e estabilidade no trimestre.

Os prêmios emitidos atingiram R$ 1,921 bilhão, com queda de 10,2% e 5,4%, na mesma base de comparação. O índice de sinistralidade subiu para 26,5% no primeiro trimestre, de 24,2% no quarto trimestre e 29,7% no primeiro trimestre do ano passado.

“Com uma nova estrutura de parcerias estratégicas e corretora própria em plena operação, a Caixa Seguridade demonstrou nos resultados do primeiro trimestre os efeitos positivos do novo modelo de negócios, alcançando o lucro histórico de R$ 557 milhões, 29,0% de crescimento frente a igual período de 2021”, diz a companhia.

Em habitacional, os prêmios emitidos somaram R$ 714,9 milhões, com alta anual de 4,9%. Em vida, o avanço foi de 7,8%, a R$ 473,5 milhões. Em prestamista houve queda de 37,7%, a R$ 388,7 milhões. Em residencial, aumento de 6,0%, a R$ 165,2 milhões. “Tais resultados foram alcançados com a contribuição de campanha comercial realizada em março para incentivar a superação sustentável dos objetivos estabelecidos para os produtos de seguridade, com ênfase na rede de varejo e foco nos seguros residencial e vida, reconhecendo os resultados das unidades que alcançaram metas e mobilizaram equipes, contribuindo assim para incrementar o resultado global e dar destaque aos empregados no time de vendas”, diz a companhia.

Em previdência, as contribuições somaram R$ 8,5 bilhões no primeiro trimestre, com alta anual de 14,5%. Em consórcios, as cartas de crédito no balcão da Caixa atingiram R$ 2 bilhões, com expansão de 543,9%. Já as receitas de corretagem subiram 67,7%, a R$ 327 milhões

As despesas administrativas chegaram a R$ 253,8 milhões no primeiro trimestre, com alta de 31,0% em 12 meses e 9,1% no trimestre. Segundo a companhia, a alta foi influenciada principalmente pelo movimento no agrupamento da Parcerias Caixa, em razão dos custos associados ao processo de implementação dos novos acordos. “Na relação entre o primeiro e o quarto trimestre, o crescimento das despesas administrativas foi de 9,1%, explicado pelo processo de internalização de atividades nas novas parcerias.”

O índice combinado - que mede a razão entre despesas e receita operacional e, quanto menor, melhor - ficou em 64,4% no primeiro trimestre, de 59,8% no quarto e 63,4% no primeiro trimestre do ano passado. O retorno (ROE, medida da rentabilidade) ficou em 41,2%, de 35,0% e 26,9%, na mesma base de comparação. A companhia diz que o aprimoramento constante e o fortalecimento da governança e da gestão do risco, entre outros fatores, contribuíram para o resultado dos negócios.