home / notícias / Seguros pagaram R$ 4,6 bi em indenizações a famílias de vítimas da covid no país

Valor foi desembolsado de abril de 2020 a agosto deste ano. Somente em 2021 foram R$ 3,5 bilhões por conta da pandemia

Valor Econômico - 04 de Outubro de 2021

As seguradoras já desembolsaram R$ 4,6 bilhões em sinistros decorrentes de covid-19 entre abril de 2020 a agosto de 2021, segundo novos dados divulgados pela Federação Nacional de Vida e Previdência (FenaPrevi). Apenas neste ano, em oito meses, as companhias pagaram R$ 3,5 bilhões em indenizações às famílias de vítimas da pandemia.

Em termos quantidade, de abril no ano passado a agosto deste ano, foram 122.362 sinistros relacionados à covid-19. Em 2020, de abril a dezembro, houve 30.896 ocorrências. Já em 2021, o número registrou um salto: foram 91.466 casos de acionamento das apólices por beneficiários de vítimas da pandemia.

Planos de risco

Planos de risco em geral, que incluem seguros de vida individual e coletivo, prestamista, acidentes pessoais, doenças graves/terminais, funeral, viagem, educacional e outros, apenas em julho de 2021, registraram pagamento de R$ 1,768 bilhão em sinistros. A cifra representa um crescimento de 57,2% na comparação com julho de 2020.

No acumulado entre janeiro a julho de 2021, os planos de risco pagaram R$ 11,179 bilhões em sinistros, com aumento de 73,6% ante o mesmo período do ano passado.

Previdência privada aberta

Já o mercado de previdência privada aberta, que incluem os planos PGBL e VGBL,cresceu 16,1% de janeiro a julho de 2021, totalizando R$ 21,3 bilhões em captação líquida. Os fechados em sete meses alcançaram R$ 78,5 bilhões. Já os resgates no período atingiram R$ 57,1 bilhões, com altas de, respectivamente, 21% e 22,9% na comparação com os mesmos períodos de 2020.

Na leitura mensal, julho registrou R$ 12,9 bilhões em contribuições, contra R$ 8 bi em retiradas, queda de 1,5% em captação bruta e aumento de 27,3% nos resgates ante o mesmo período de 2020. Com isso, a captação líquida do mês, de R$ 4,9 bilhões, 28% menor. Em reservas, o mercado acumulou R$ 1,04 trilhão.