Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Temas Palestra APTS, 27/3, 4a. feira

Comentários Econômicos - 19/03/2013


Para quem tiver interesse, aviso da participação no evento O futuro do mercado de seguros: corretores e seguradores, na APTS (Associação Paulista dos Técnicos de Seguros), semana que vem, no dia 27/3, 4ª feira. Ver abaixo mais detalhes.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=109960:-debate-do-meio-dia-2703-o-futuro-do-mercado-de-seguros-corretores-e-seguradores&catid=45:cat-seguros&Itemid=324

O objetivo da exposição é falar dos seguintes tópicos:

  1. Quais são os maiores desafios e preocupações do mercado segurador mundial?
  2. Por exemplo, crise da dívida dos países, recessão em muitas economias, um cenário com baixa taxa de juros, as mudanças no modelo regulatório, risco de inflação no médio prazo, envelhecimento da população, avanços tecnológicos (no segmento de automóvel, por exemplo), novos modelos de distribuição (por exemplo, internet, com as suas vantagens e desvantagens), alterações climáticas, crescimento em outras economias e distribuição de renda, etc. Em que todas essas mudanças podem alterar o segmento de seguros, em seus vários sentidos (custos, novos ramos, ajustes tecnológicos, estratégia, etc)?
  3. Até que ponto essa análise terá conseqüências para o Brasil? Se sim, para quando?
  4. Uma análise crítica das estatísticas das seguradoras brasileiras (o que, de fato, é bom e o que é ruim com os números do setor).
  5. Nesse momento, o que as seguradoras brasileiras estão esperando que aconteça no futuro? Uma avaliação da tendência do ICES (Índice de Confiança e das Expectativas das Seguradoras)?
  6. Em resumo: Uma análise econômica comparada. O que podemos esperar para o futuro do mercado de seguros no Brasil, em função de realidade atual?

Ver outros artigos de Comentários Econômicos