Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Seguradoras internacionais comentando sobre o Brasil

Comentários Econômicos - 17/11/2014


É muito comum os departamentos econômicos das maiores seguradoras do mundo fazerem estudos sobre os países em que elas atuam. A seguir, um desses materiais recentemente divulgados, com as previsões econômicas para 2015.

https://www.allianz.com/v_1413289411000/media/economic_research/publications/working_papers/en/Konprog2015autumn.pdf

Destacamos, em particular, o parágrafo abaixo, extraído do material citado, com um comentário específico sobre o Brasil.

Traduzindo de forma livre:

Ao contrário de outros países emergentes, como México e Colômbia, o Brasil, maior país da América Latina, está em recessão. O sentimento atual dos empresários é o pior, desde a recessão global de 2008/2009. Desde o meio de 2013, temos uma taxa de investimento em queda e os motivos principais são a política econômica inconsistente, problemas estruturais contínuos, alta carga tributária, assim como excesso de regulação.

Fica então o alerta, já que esse é o tipo de estudo que norteia parte dos investimentos internacionais nessa área no país.


Ver outros artigos de Comentários Econômicos