Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Um alerta sobre Indicadores de Confiança

Comentários Econômicos - 09/06/2014


Em economia, o conceito de Indicadores de Confiança tem crescido muito ao longo do tempo. Ver abaixo artigo teórico a respeito.
 
http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/artigoteoricoICES.pdf
 
Ao se perguntar para as empresas de um setor - de forma sistemática e padronizada - sobre o que vai acontecer no futuro com diversas variáveis, captamos, de forma indireta, o interesse da companhia em novos investimentos e, em sentido amplo, até mesmo a crença em seu próprio negócio e em sua sobrevivência.
 
Aqui, tentamos captar o que Keynes chama de "espírito animal do empresário"; isto é, as emoções e expectativas que influenciam o comportamento humano. Um segmento pessimista hoje provavelmente irá sinalizar, no futuro, menos empregos, menos produtos, menos lucros, etc. Nesse momento, as companhias preferem ficar mais cautelosas. Ao final, o sentimento inicial do empresário acaba se materializando no mundo real. Isso vale tanto para as companhias já existentes, como para novos investidores, inclusive internacionais.
 
Assim, nesse momento, fica o alerta. Não é possível deixar de ressaltar a importância de a sociedade combater esse pessimismo. Ou, como diz o provérbio, "O bom marinheiro se conhece na tempestade. Isso vale tanto para pessoas, como para empresas.
 
A seguir, colhemos algumas referências recentes obtidas a partir da divulgação do estudo do Indicador de Confiança do Setor de Seguros (ICSS).
 
http://www.inese.es/noticias/internacional/detalle_noticia_internacional/-/asset_publisher/44Qo/content/el-mercado-asegurador-brasileno-se-muestra-pesimista-sobre-el-futuro-de-la-economia
 
http://www.fideseguros.com/el-mercado-asegurador-brasileno-se-muestra-pesimista-sobre-el-futuro-de-la-economia/
 
http://www.redcumes.com/blog/2014/05/07/mercado-asegurador-brasileno-refleja-creciente-pesimismo/
 
http://www.bnamericas.com/news/insurance/insurer-confidence-in-brazilian-economy-at-all-time-low-ices-survey
Ver outros artigos de Comentários Econômicos