home / notícias / Wiz registra lucro de R$ 57,3 milhões no 2º trimestre

Wiz registra lucro de R$ 57,3 milhões no 2º trimestre

Valor Econômico - 12 de Agosto de 2022

O grupo de distribuição de seguros Wiz apresentou lucro líquido de R$ 57,3 milhões no segundo trimestre de 2022, que representa queda de 23,6% ante o mesmo período de 2021. No primeiro semestre deste ano, a linha alcançou R$ 109 milhões, com recuo de 21,4% frente ao resultado da primeira metade de 2021. Já a receita bruta alcançou R$ 266,9 milhões, com alta de 9% frente ao segundo trimestre de 2021. No acumulado de 2022, a arrecadação chegou a R$ 500,9 milhões, uma alta de 1,1% ante os seis primeiros meses do ano passado.

De acordo com o CEO da Wiz, Heverton Peixoto, “a receita bruta do segundo trimestre foi um número histórico para a companhia”. O faturamento do primeiro semestre, segundo o executivo, representa 50% da base superior do guidance, “que para muitos parecia extremamente desafiador quando divulgamos”.

Peixoto ressaltou que o resultado chega em um período no qual as receitas advindas do contrato que foi cancelado com a Caixa Econômica Federal já representam apenas um quarto do total. “É o primeiro semestre que a gente não tem a Caixa [como principal fonte de receitas]”, disse o CEO da Wiz. “A receita superou a primeira metade do ano passado mesmo que a gente ainda tivesse praticamente o contrato da Caixa cheio”, acrescentou.

As duas grandes parcerias feitas após a saída da Caixa, com a BMG Seguros e o BRB já representam 48% das receitas totais. “Para aqueles que tinham dúvidas sobre a força da Wiz pós-contrato com a Caixa, os resultados mostram que nossa estratégia foi plenamente atingida.”

Peixoto destacou ainda o crescimento de 94% nas operações correntes na comparação anual. A geração de caixa operacional saiu de R$ 60,7 milhões no segundo trimestre de 2021 para R$ 114,2 milhões entre abril e junho de 2022. “O mercado conhece a gente como uma máquina de ‘joint venture’, mas o correto é que somos uma máquina de parcerias”, afirmou o executivo-chefe do grupo.

Segundo Peixoto, apenas as parcerias em negociação que não são joint ventures já somam 20. “A Wiz atua como uma provedora de soluções para parceiros no mercado de seguros, na maioria dos casos no formato ‘white label’ [quando a empresa fornece a infraestrutura e o parceiro a marca].” O executivo citou a entrada em canais de concessionárias de veículos, com mais de 200 pontos de venda atendidos até o momento. Outra iniciativa que ilustra a estratégia é a parceria com a Polishop para a venda de seguros na rede de varejo. “São projetos que a gente está plantando hoje para colher em 2025”, disse.

O diretor de relações com o mercado e M&A da Wiz, Guilherme Aguiar, explica que a operação com a Polishop foi anunciada, mas ainda não teve uma aprovação dos órgãos responsáveis. Da mesma forma, as joint ventures com o Paraná Banco e a Omni devem começar a funcionar apenas neste segundo semestre. Os resultados devem ser observados apenas em 2023. “A maior parte dessas parcerias vão dar resultados a partir do ano que vem”, ponderou. “Já existe a presença de custo no balanço, mas sem as receitas que ainda vão vir”, acrescentou.