home / notícias / Mercado sugere a presidenciáveis criação de leis para aumento da proteção dos riscos climáticos

Mercado sugere a presidenciáveis criação de leis para aumento da proteção dos riscos climáticos

CNseg vai entregar documento com propostas como o estímulo ao seguro rural e estímulo para seguros paramétricos

O Globo - 02 de Agosto de 2022

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vai entregar para a equipe econômica dos candidatos à presidência um documento com 31 propostas de setor para o novo governo. Entre as sugestões, o setor inclui a criação de projetos de lei para temas ligados ao risco climático.
Uma das propostas é o aumento do número de produtores beneficiados com seguro rural. O governo custeia uma parte da proteção, mas 10% dos produtores têm seguro. No acumulado até maio, o mercado de seguros no Brasil cresceu 17% ante o mesmo período do ano passado. No mesmo movimento, as indenizações cresceram 20%, impactado principalmente pelos problemas climáticos.

- Esse ano, o setor já pagou R$ 8 bilhões de indenização para produtores que perderam a safra. Imagine que este dinheiro vai melhorar as pessoas, que podem usar a indenização para pagar até os empréstimos? Sem seguros, muitos teriam até que vender sua terra - diz o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.

Outra sugestão é a oferta dos seguros paramétricos, em parceria com o poder público, para apoio financeiro às vítimas de catástrofes como enchentes e deslizamentos. A proposta sugere também maior investimento em instituições que realizam monitoramento de dados e de informações sobre riscos socioambientais e climáticos.

- Uma parcela importante da população ainda continua à margem da proteção oferecida pelo setor de seguros privados, contando tão somente com a rede de proteção do Estado, que por mais ampla que seja, não consegue atender a todos de forma eficiente.