Vendas de seguro viagem já superam patamar pré-pandemia
Volume de negócios no primeiro bimestre de 2022 já é 7% superior ao mesmo período de 2020, antes da chegada da Covid-19 ao Brasil. Negócios chegaram a R$ 111 milhões
Extra RJ - 13 de Maio de 2022As contratações de seguro viagem no início deste ano superam o patamar pré-pandemia. Nos dois primeiros meses de 2022, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Economia, os negócios fechados resultaram em R$ 111 milhões movimentados. Em termos reais, ou seja, descontando a inflação, superaram em 7% o volume de vendas registrado no primeiro bimestre de 2020, período anterior à chegada da Covid-19 no Brasil.
Os dados mostram que, apesar da onda da variante Ômicron no
início de 2022, houve uma retomada do turismo.
— Isso se deve a retomada da possibilidade de viajar a lazer
e a negócios, somada à percepção de necessidade de se prevenir e se proteger
reforçada pelo pandemia — diz Ana Flávia Ribeiro Ferraz, presidente da Comissão
de Produtos de Risco da Fenaprevi, explicando sobre o produto:
— O seguro viagem tem como característica ser muito
personalizável: valor e cobertura. Mas, em geral, traz cobertura de acidentes
com indenizações e serviço; cobre despesas médicas e hospitalares relacionadas
a eventos súbitos durante o período de viagem; reembolso no caso de
cancelamento da viagem por motivo de doença, perda de algum familiar... E tem
agregado um grande leque de serviços de assistência durante o período da
viagem, como orientação em caso de perda de bagagem e documentos e até
assessoria jurídica.
Em termos nominais, sem descontar a inflação, o volume de
negócios no período deste ano é três vezes maior do que o comercializado no
primeiro bimestre de 2021: uma alta de 200%. Em valores reais, o crescimento
chega a 172%.
Na Affinity, empresa especializada em sseguro viagem, o ano
de 2021 já foi de recuperação das vendas, com um crescimento de 857% em
comparação com 2020. E somente nos dois primeiros meses de 2022, as vendas já
chegam perto de todo o resultado do primeiro ano de pandemia. Valéria Pereira,
gerente de Produtos da empresa, conta sobre o seguro:
— O preço irá sempre variar de acordo com o destino, dias de
viagem, valor de cobertura escolhido etc. Como exemplo, numa viagem para a
Disney de oito dias, em um plano com cobertura de US$ 60 mil, o passageiro vai
pagar a partir de US$ 59. Se esta mesma viagem for para a Europa, o desembolso
será a partir de US$ 30. Vale lembrar que nossa empresa não comercializa ao
consumidor final. Nossos planos são comercializados por agências de turismo ou
corretoras, justamente em respeito ao setor.
Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida
(Fenaprevi), que representa as empresas do ramo, o segmento de seguros viagem
foi o que mais cresceu entre todos os que comercializam planos de risco para
pessoas. Apenas como comparação, o segundo lugar entre os segmentos com maior
crescimento no período ficou com o seguro para doenças graves/terminais, que
teve alta de apenas 25%, em termos nominais. Os seguros de vida individuais
aparecem em terceiro lugar, com alta de 24%.