home / notícias / Presidente do Sindseg SP vê boas perspectivas para o mercado

Presidente do Sindseg SP vê boas perspectivas para o mercado

Em entrevista ao CQCS, Rivaldo Leite também destacou a oportunidade para aperfeiçoar o diálogo com a população e "mostrar, enfim, que é inteligente ter seguro"

CQCS - 07 de Janeiro de 2022

No final de 2021, o Sindicato das Seguradoras de São Paulo (SINDSEG SP) reelegeu Rivaldo Leite para os próximos três anos à frente da entidade. Na mesma ocasião, a então diretoria também foi reeleita. “Me sinto muito honrado, sobretudo no momento em que o sindicato completa 80 anos. Seguir com essa história é uma grande responsabilidade que eu e toda a diretoria vamos enfrentar com muita dedicação”, afirmou o presidente em entrevista exclusiva ao CQCS.

Os últimos anos apresentaram desafios significativos para todos em função da pandemia, mas, na avaliação do executivo, a adaptação à nova realidade foi rápida e a entidade conseguiu continuar orientando o mercado para objetivos comuns, reunir especialistas para trabalharem juntos em busca de inovações, além de compartilhar conhecimento. “Aprendemos a utilizar os recursos remotos de maneira eficiente e nos saímos muito bem, como todo o mercado, e em especial os corretores, que tiveram um desempenho exemplar quando a situação ficou muito ruim”, ressaltou Leite.

Apesar do cenário desafiador, a população passou a se mostrar mais consciente da necessidade de proteção e a buscar diversas modalidades de seguro. Neste ambiente mais digital, as empresas também se mostraram mais flexíveis para adaptar os produtos a novos perfis e necessidades. “Vejo excelentes perspectivas em vida, residencial e auto, por exemplo, quando a indústria automobilística normalizar a produção. Também acredito na vocação agrícola do Estado e grande potencial para o seguro rural, além de bom horizonte para toda a linha relacionada com grandes obras de infraestrutura”, apontou.

No entanto, as projeções do presidente da entidade dependem de dois fatores fundamentais: controle definitivo da pandemia e ambiente econômico mais favorável. “Sem um ambiente econômico mais favorável a situação vai ser difícil para todos os setores, inclusive para o nosso. Essa é a prioridade”, destacou. De acordo com Leite, a entidade dará continuidade às suas ações independentemente do ano ser eleitoral. Porém, o Sindicato seguirá pronto “para colaborar em políticas públicas que promovam a saúde, segurança e os negócios dos paulistas, como o Sindseg SP faz há 80 anos”.

O principal objetivo de 2022 para a entidade é a educação para o seguro da população paulista. “Vamos intensificar o diálogo com a população. Aproveitar este momento em que os brasileiros voltaram a atenção para a necessidade de proteção e falar mais sobre seguros. Explicar os produtos, demonstrar a utilidade no dia a dia e provar uma vez mais o custo-benefício do negócio. Mostrar, enfim, que é inteligente ter seguro. Com essa estratégia principal, vamos fortalecer ações específicas para o interior do Estado e discutir com a população local sobre como os nossos produtos podem estimular o bem-estar das famílias e os negócios das empresas considerando as características de cada região”, explicou.

Para que este objetivo se concretize, Leite ressalta que a parceria com o Sincor-SP é fundamental, pois para expandir o acesso dos paulistas ao seguro, com produtos a cada dia mais adequados, só é possível por meio de uma rede de distribuição em que o corretor é protagonista. “Vamos continuar trabalhando por um objetivo que beneficia tanto as seguradoras como os corretores. Fizemos muito juntos e vamos fazer ainda mais em benefício das corretoras, seguradoras e, principalmente, dos nossos clientes”, concluiu.