home / notícias / Hermes Pardini compra IACS por R$ 100 milhões

Hermes Pardini compra IACS por R$ 100 milhões

Valor Econômico - 17 de Novembro de 2021

A rede de medicina diagnóstica Hermes Pardini fechou, ontem, a aquisição de 60% do IACS Medicina Diagnóstica, um tradicional laboratório de análises clínicas da Baixada Santista (SP), por R$ 101 milhões. Considerando o valor da empresa, essa foi a maior transação já fechada pelo Pardini desde 2012.

O IACS vai fechar o ano com um faturamento de R$ 95 milhões e 4,5 milhões de exames processados. Do valor total da transação, 60% serão pagos à vista e a outra fatia será dividida em duas parcelas, com vencimentos em 12 e 24 meses. Essa aquisição, que não depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), está sendo paga com recursos próprios da companhia que, no terceiro trimestre deste ano, detinha uma posição de caixa no valor de R$ 255 milhões.

O IACS conta com 13 unidades distribuídas em cidades litorâneas como Santos, Guarujá, São Vicente, Itanhaém, entre outras. Uma das razões que motivaram o Pardini a fechar essa transação é o interesse crescente das pessoas em sair de grandes cidades para morar em regiões com praia, na esteira da adoção do “home office”. “Com a pandemia, há uma busca pelo litoral e grande potencial de crescimento da saúde nessas regiões”, diz Roberto Santoro, presidente do Hermes Pardini.

Segundo Santoro, o grupo planeja expandir a rede de laboratórios do IACS e, principalmente, ampliar a oferta de exames de toxicologia, anatomia patológica, genéticos, de medicina personalizada e também vacinas. Com a aquisição, São Paulo torna-se a segunda praça mais importante para a companhia, atrás apenas de Minas Gerais, Estado de origem do Pardini. As outras regiões que o grupo tem presença são Goiás e Rio de Janeiro.

No total, agora, a companhia passa a contar com 161 unidades de atendimento por meio de 15 marcas de laboratórios. Essa divisão de negócio representa 45% da receita bruta da rede. A outra fatia de 55% do faturamento vem da área de processamento de exames para outros laboratórios do mercado. Um desses clientes é o IACS que processa uma parte, cerca de 10%, de seus testes de alta complexidade no Pardini.

Cerca de 90% dos exames do laboratório são processados em seu próprio núcleo técnico de processamento (NTO). O IACS foi fundado em 1929, em São Vicente, pelo médico Sebastião Paes e Alcantara e até hoje tem a família no negócio, que permanece após a venda do controle por pelo menos cinco anos. A decisão de venda foi tomada devido ao momento de consolidação por qual atravessa o setor de saúde.

Segundo Mário Flávio Leme de Paes, presidente do IACS, a parceria com o Pardini permitirá a ampliação de capacidade de investimento na região. Os demais sócios Alberto Augusto Guimarães Gonçalves, Luiz Antônio da Silva, Flávio Ferraz Paes e Alcântara e Marcelo Guimarães Gonçalves Cunha também permanecem no negócio.

O negócio com o IACS é a terceira aquisição fechada pelo Hermes Pardini neste ano. Neste período, o grupo investiu R$ 247,5 milhões na compra dos três ativos que inclui ainda os laboratórios Paulo C. Azevedo (PA) e APC (São Paulo). No acumulado desde 2012, a companhia desembolsou R$ 700 milhões em transações inorgânicas.