home / notícias / Ruralistas reforçam pedido ao governo de verba para seguro rural

Ruralistas reforçam pedido ao governo de verba para seguro rural

Setor tem defendido recursos adicionais para subvenção às apólices

Valor Econômico - 07 de Outubro de 2021

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDBPR), disse que a bancada pediu ao presidente Jair Bolsonaro um aporte adicional de recursos para custear a subvenção ao prêmio do seguro rural. O valor para este ano, de R$ 924 milhões, é recorde, mas, com o aumento de custos no campo, o orçamento já se esgotou.

'Tivemos o maior valor para a garantia de perdas que sofreu o produtor rural. Pedimos ao presidente que haja um aporte ainda maior porque nós não sabemos e não controlamos o tempo, a natureza, e precisamos ter a garantia de que o produtor tenha equalização do prêmio para o seguro rural', afirmou.

O pedido foi feito durante um café da manhã da bancada ruralista com Bolsonaro, no Palácio do Planalto. O Ministério da Agricultura já solicitou à equipe econômica a autorização para remanejar R$ 376 milhões de outras áreas para o orçamento do seguro rural, mas ainda aguarda resposta. Sem a suplementação, os produtores têm contratado seguro com prêmio integral. A FPA também pediu aumento dos recursos para o crédito rural, afirmou o deputado.