home / notícias / Porto Seguro: mitos e verdades sobre o seguro de vida individual e coletivo

Porto Seguro: mitos e verdades sobre o seguro de vida individual e coletivo

Sonho Seguro - 06 de Outubro de 2021
Porto Seguro: mitos e verdades sobre o seguro de vida individual e coletivo

Sabe aquela informação que você ouviu por aí, mas não tem certeza se é verdade ou mentira? Pois, o blog Sonho Seguro entrevistou Carlos Eduardo Gondim, diretor de Vida e Previdência da Porto Seguro, para desvendar alguns mitos e verdades sobre os seguros de vida individual e coletivo. Leia abaixo:

Bom, então vamos começar com essa que eu acho que é a dúvida mais comum quando se fala nesse assunto: Gondim, é verdade que o seguro de vida é usado apenas em caso de falecimento?

Isso é um mito, Denise. É um grande equívoco pensar que as coberturas do seguro de vida só valem após a morte do segurado. Nem todo mundo sabe, mas o seguro de vida tem muitas coberturas que podem ser utilizadas em diversas outras situações durante a vida, tudo depende da apólice contratada. Vou te citar alguns exemplos: casos de incapacidade temporária total ou parcial por acidente; diagnóstico de câncer (exceto de pele); doenças terminais; despesas médico- hospitalares e odontológicas em caso de acidente; e Diária por Incapacidade Temporária em caso de afastamento do trabalho por acidente ou doença Como você pode ver, existe uma gama de situações onde o segurado pode utilizar o seu seguro ainda em vida. Por isso, é importante prestar muita atenção na hora da contratação. É aí que entra a importância do Corretor. Ele consegue identificar as necessidades de cada indivíduo e o ajudar a contratar produtos e serviços que atendam às suas necessidades. Aqui na Porto Seguro nós valorizamos muito esse profissional que auxilia as pessoas a encontrarem as melhores soluções para proteger a sua vida, sua família, seus bens e seu futuro.

Já que você falou sobre a contratação vou perguntar se é mito ou verdade que a contratação de seguro de vida é cara? Essa afirmação também é muito comum de se ouvir.

Esse é outro mito, Denise. Hoje em dia, é possível encontrar planos e valores muito variados para atender as necessidades de cada pessoa ou família. Vai depender do perfil de quem o contrata. O valor da apólice pode mudar de acordo com a idade do segurado, a cobertura desejada e uma série de outros fatores. Temos que ter em mente que, ao aderir a um seguro, a pessoa estará protegendo a si mesmo e a todos os seus dependentes de uma perda financeira que pode ocorrer não só com a morte, mas com uma doença. A perda financeira, nestes casos, geralmente é muito maior. É muito importante discutir com o corretor para entender o tamanho da cobertura mais adequada para cada caso específico, o que vai permitir a segurança financeira para você e sua família pelo tempo necessário. Além disso, quando colocamos na ponta do lápis o valor do seguro de vida com todos os benefícios que fornece ao contratante e seus familiares, vemos que é, na verdade, um produto bem acessível.

E mesmo tendo um seguro de vida em grupo, é interessante contratar um seguro individual?

Sim, é verdade! E tem uma série de motivos para isso. Primeiramente, porque o seguro de vida em grupo é normalmente contratado pela empresa empregadora. A gente sabe que hoje, o seguro de vida é considerado um dos mais importantes benefícios oferecidos pela área de Recursos Humanos. Mas caso o funcionário seja demitido ou decida sair do emprego, ele poderá perder a sua proteção financeira. Além disso, muitas vezes, a pessoa tem necessidades que vão além da cobertura proporcionada pelo seguro contratado pela empresa. Sendo assim, um seguro de vida individual permitirá uma proteção mais completa com cobertura de morte natural, acidental, invalidez permanente por doença, por acidente, auxílio funeral e diversas outras coisas. Por isso, mesmo tendo o seguro de vida em grupo, é interessante, sim, que o segurado procure contratar um plano individual, personalizado de acordo com as suas necessidades e condições.

Carlos, a gente sabe que o seguro de vida é uma proteção essencial para quem tem a família grande. Mas e aqueles que são solteiros e não tem filhos? É verdade que o seguro de vida é importante para elas também?

Sim, Denise. É verdade. O seguro de vida é um instrumento importante para garantir a estabilidade financeira do segurado em situações de invalidez ou doenças graves, por exemplo. E como já falamos anteriormente, o próprio segurado conseguirá se beneficiar com o valor do seguro. Inclusive, recentemente lançamos um produto novo, chamado Vida do Seu Jeito, que justamente traz uma grande flexibilidade para o segurado escolher aquelas coberturas que são importantes para ele – mesmo que ele não tenha interesse a cobertura em caso de falecimento, ele tem à disposição um conjunto grande de coberturas para ele se beneficiar ainda em vida. Segundo dados do último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa de vida dos brasileiros é de cerca de 73 anos para homens e 80 para mulheres. E o seguro ajuda a garantir maior tranquilidade e conforto. Aqui na Porto Seguro, nós notamos que nos últimos anos as pessoas começaram a ter mais consciência de que não podem apenas esperar o risco chegar. Muitas delas já cogitavam contratar um seguro de vida e acabaram antecipando essa adesão. Houve um aumento de mais de 16% na contratação do produto Vida quando comparamos o segundo trimestre de 2020 com o de 2021. E o destaque vai para o seguro de Vida Individual, que registrou crescimento de mais de 20% em relação aos prêmios do segundo trimestre de 2020. E o interessante, Denise, é que analisando as propostas, a gente percebe que, entre os homens, a procura é maior na faixa etária entre 30 e 39 anos, enquanto entre as mulheres é de 20 a 29 anos, são pessoas bem jovens e que já tem essa consciência sobre a importância dessa proteção. Então, independentemente da idade, do sexo, tamanho da família ou de qualquer outro fator a proteção oferecida pelo seguro de vida é muito importante.

É uma garantia de conforto para o futuro, né? Realmente, muito relevante esses dados. Mas voltando aos mitos e verdades, temos mais uma frase aqui que é muito comum de se ouvir: é verdade ou mito que o seguro de vida não pode ser cancelado?

Mito! Até hoje muita gente acredita que esse tipo de serviço não pode ser cancelado. Em muitos casos, ele pode sim ser cancelado ou modificado. Em alguns casos, o segurado consegue, inclusive, receber uma parcela do dinheiro investido. Tudo vai depender do contrato. Por isso, reforço novamente: antes de fechar qualquer contrato com a empresa, o segurado deve estar atento ao contrato, verificando todas as possibilidades de resgate

E quanto à indenização? Esse é um medo que muita gente tem. É verdade que é difícil ser indenizado pelo seguro de vida?

Esse também é um mito, Denise. Muito pelo contrário. No geral, a indenização do seguro de vida é bem simples. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessária a contratação de advogado ou qualquer outro profissional para agilizar os trâmites. O beneficiário ou o próprio Corretor podem acionar os contatos da empresa seguradora. Eles mesmos vão enviar os documentos necessários para prosseguir com o processo. De acordo com a Lei, após o encaminhamento dos materiais o prazo para o recebimento da indenização é de 30 dias. Para agilizar o pagamento, é necessário indicar os beneficiários do contrato.

Interessante você falar sobre essa indicação dos beneficiários no contrato, pois uma outra afirmação que ouvimos bastante é de que somente parentes de primeiro grau podem ser indenizados pelo seguro de vida. Vou encerrar o nosso bate papo com essa pergunta: Isso é verdade ou mais um mito?

Esse é mais um mito, Denise. Os beneficiários não precisam, necessariamente, ser de primeiro grau. Vai receber o valor contratado a pessoa indicada pelo cliente na apólice. Caso não haja uma indicação e o segurado tenha falecido, a seguradora deverá indenizar os seus herdeiros legais. Por mais que um seguro de vida conte com mais coberturas para serem utilizadas durante a vida do que em caso de falecimento, é importante que o cliente também considere que a cobertura de morte funciona como um amparo financeiro no caso de sua ausência, garantindo que familiares ou qualquer outro indicado na apólice tenham uma preocupação a menos em um momento tão delicado. O dinheiro pago pelo seguro ajuda a manter o padrão financeiro dos dependentes indicados na apólice até que o titular consiga se reequilibrar financeiramente para continuar arcando com as despesas do dia a dia. Vale ressaltar nesse encerramento que, para auxiliar o cliente na escolha das coberturas, recomendamos que ele entre em contato com um Corretor de seguros de sua confiança. Isso porque o Corretor pode prestar esclarecimentos e assessoria aos consumidores. Com um Corretor, a pessoa consegue se informar sobre todas as coberturas e assistências que este seguro oferece e esclarecer possíveis dúvidas.