home / notícias / Athena Saúde suspende IPO

Athena Saúde suspende IPO

Valor Econômico - 12 de Maio de 2021

A Athena Saúde suspendeu a sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) ontem, dia em que estava previsto o fechamento do preço das ações na operação. A empresa informou que por conta das “atuais condições de volatilidade no mercado de capitais” solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a interrupção do prazo de análise do pedido de registro da oferta pública ações da companhia, pelo período de 60 dias.

A Athena reúne operadoras, clínicas, prontos atendimentos e hospitais e atua em todos os Estados brasileiros. O grupo é uma tese de investimento de fundo de private equity do Pátria e surgiu em 2017. A empresa pretendia levantar R$ 2,5 bilhões, em uma oferta primária e secundária. A operação era coordenada por Bank of America, XP, Bradesco BBI, BTG Pactual, Itaú BBA, Santander e ABC Brasil.

Essa é a quarta empresa ligada ao setor de saúde que não encontra demanda no preço desejado para levar adiante o IPO. Antes dela, a distribuidora de produtos hospitalares Viveo e as redes de hospitais Care e Kora também haviam paralisado as operações, em abril. Apenas a rede hospitalar mineira Mater Dei e a farmacêutica Blau concordaram em dar descontos e concretizar a oferta.

Há ainda outros três IPOs em andamento em maio, mês em que o mercado mantém as condições pouco favoráveis para essas ofertas verificadas em abril. Os investidores seguem ou pouco interessados nas ofertas ou exigindo descontos.