home / notícias / Presidente da Caixa celebra abertura de capital da operação de seguros: "Hoje é o dia da independência"

"Não tenho dúvida nenhuma que a ação da Caixa Seguridade será uma estrela da bolsa de valores”

Valor Econômico - 29 de Abril de 2021

O Valor Econômico informa que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, participou nesta manhã da cerimônia de estreia da Caixa Seguridade na B3. Segundo ele, a abertura capital da unidade de seguros do banco marca um novo momento. “Tenho um orgulho imenso do sucesso dessa operação, não tenho dúvida nenhuma que a ação da Caixa Seguridade será uma estrela da bolsa de valores”.

Ele comentou que dos 150 mil investidores da Caixa Seguridade, cerca de 50 mil são aposentados e pensionistas, o que mostra a confiança deles na empresa. O banco ainda levou para a cerimônia dez empregados de todos os cantos do país que mais se destacaram vendendo ações da Caixa Seguridade na rede de agências.

Empurrada pela participação recorde do varejo, que ficou com 55% da operação, a Caixa Seguridade captou R$ 5 bilhões em sua oferta inicial de ações. Com isso, tornou-se o segundo maior IPO do ano até agora, atrás apenas da CSN Mineração, que captou R$ 5,2 bilhões em fevereiro. Os papéis da holding de seguros da Caixa saíram a R$ 9,67 no IPO. Eles começarão a ser negociados hoje, sob o ticker ‘CXSE3’.

Esta foi a terceira tentativa da Caixa de realizar o IPO da Caixa Seguridade. As tentativas anteriores, em março e em outubro do ano passado, esbarraram na pandemia e na volatilidade do mercado local. Para emplacar a operação em meio a uma nova maré hostil na bolsa, Guimarães envolveu-se diretamente nas conversas com investidores e fez ajustes no desenho do IPO, de forma a torná-lo menor e mais palatável. O executivo também mobilizou funcionários e a rede de agências do banco.

Com o IPO, a Caixa se desfaz de pouco mais de 15% do capital da holding de seguros. O presidente da Caixa Seguridade, Eduardo Dacache, disse na cerimônia desta quinta que a listagem marca um longo processo, que contou com as renovações de parcerias em todos os ramos de seguros operados pela companhia.

“Ainda temos muita coisa para entregar nos próximos anos e tenho certeza que a empresa hoje está pronta, focada em todos seus clientes e parceiros.” Ele está na empresa há cerca de dois anos e meio, depois de ter passado por instituições como Banco Safra e Santander.

André Berenguer, que é membro do conselho de administração da Caixa, ressaltou que ser uma empresa pública não significa não ter acionistas. Ele disse que o colegiado continuará apoiando a administração de Pedro Guimarães e seus planos de abrir o capital de outras subsidiárias. “Acreditamos nisso e vamos continuar trabalhando para apoiar a Caixa. Foi uma belíssima transação, em um momento difícil, o mercado não está fácil”, comentou