home / notícias / Reserva de ações da Caixa Seguridade, subsidiária da Caixa, começa hoje

Reserva de ações da Caixa Seguridade, subsidiária da Caixa, começa hoje

Valor Econômico - 13 de Abril de 2021

Começa hoje (13) o período de reserva para pequenos investidores comprarem ações da Caixa Seguridade antes da estreia na bolsa, prevista para 29 de abril, com o código CXSE3. O período de reserva termina em 26 de abril. A subsidiária da Caixa Econômica Federal tem a terceiro maior participação no mercado de seguros do Brasil, com uma fatia de 13,5%.

Um destaque na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da companhia é a fatia de até 50% destinada para a oferta de varejo, bem acima do normal. Do total da oferta de varejo, até 10% serão alocados prioritariamente para os empregados da Caixa. Também há prioridade na alocação para quem aceitar um lockup (período no qual não se pode vender as ações) de 45 dias.

A empresa teve faturamento de R$ 35,9 bilhões em 2020, considerando prêmios emitidos de seguros, contribuições recebidas de previdência privada e arrecadações de títulos de capitalização, com crescimento anual de 13,1%. As receitas operacionais foram de R$ 2,2 bilhões em 2020, com alta de 7,9%. Já o lucro subiu 15,2%, a R$ 1,8 bilhão.

O conselho de administração da Caixa Seguridade aprovou o pagamento de um dividendo complementar de R$ 780 milhões. A medida foi aprovada em reunião extraordinária realizada em 29 de março e cuja ata foi divulgada ontem, como item 'extrapauta'. A decisão ainda depende de aprovação de assembleia geral.

A oferta é secundária, quando são vendidas ações já existentes e os recursos vão para o bolso dos acionistas vendedores, que, no caso, é a Caixa. Para fazer a reserva de ações da Caixa Seguridade, basta o investidor avisar a corretora quantos papéis gostaria de comprar no IPO e por qual preço. O valor máximo para participar da primeira venda de ações da companhia é de R$ 1 milhão.

A empresa estabeleceu o intervalo indicativo de preço por ação entre entre R$ 9,33 e R$ 12,67. Nas ofertas de ações, as companhias e os bancos coordenadores testam uma faixa de preço. Se a venda acontecer no valor mais alto, significa que a demanda pelos papéis foi grande. Já se a venda acontecer no valor mais baixo, significa que a demanda pelos papéis foi pequena.

O valor será fixado em 27 de abril. Considerando o meio da faixa, de R$ 11, e a oferta base de 450 milhões de ações, a operação pode movimentar R$ 4,9 bilhões. A operação é coordenada pelo Morgan Stanley, a própria Caixa, Bank of America, Credit Suisse, Itaú BBA e UBS BB.