home / notícias / IRB recupera índices regulatórios e avança no faturamento

IRB recupera índices regulatórios e avança no faturamento

Empresa destaca o levantamento de R$ 4,8 bilhões em seis meses e equilíbrio de resultados

Sonho Seguro - 19 de Fevereiro de 2021

O IRB reportou em 2020 um prejuízo líquido de R$ 1,5 bilhão. Excluindo-se os efeitos one-offs e run- off, resultou em perdas de R$ 476,2 milhões. O faturamento chegou a R$ 9,6 bilhões em 2020, a despeito do processo de re-underwriting implementado a partir de julho do ano passado, que impulsionou a não renovação de contratos de grandes volumes, negócios esses que apresentaram margens expressivamente negativas.

Em vendas, o IRB atingiu R$ 9,5 bilhões em prêmios emitidos, volume 12,7% maior do que o observado no ano anterior. Os prêmios emitidos no Brasil somaram R$ 4,874 bilhões, 1% acima de 2019. Já os prêmios no exterior totalizaram R$ 4,721 bilhões, com aumento de 28,0% em relação a 2019, decorrente em parte da variação cambial no período.

Em 2020, o resultado financeiro e patrimonial totalizou R$ 125,2 milhões — recuo de 86,6% em relação ao ano anterior decorrente da redução das taxas de juros. As provisões técnicas cresceram R$ 3,1 bilhões no ano passado, alcançando R$ 13,5 bilhões — alta de 29,7% em relação aos R$ 10,4 bilhões do final de 2019. As despesas com retrocessão — operações de transferência de riscos entre resseguradores — cresceram 89,6% para R$ 4,220 bilhões, refletindo o hard market, com consequente redução da oferta” de capacidade.

No ano passado, os sinistros retidos totalizaram R$ 5,812 bilhões, crescimento de 55,0% em relação ao mesmo período de 2019. O índice de sinistralidade total apresentou aumento de 35,9 pontos percentuais, saindo de 66,4% para 102,3%.

“Foi um trabalho extenso e cuidadoso de nossa diretoria, focado em fazer o IRB recuperar os índices regulatórios e que culminou com uma forte demonstração de confiança do mercado”, diz Werner Suffert, CFO e diretor de Relações com Investidores da companhia.

O CEO Antonio Cassio dos Santos complementa: “Prova disso foi o levantamento com êxito de cifra equivalente a R$ 4,8 bilhões em um espaço de seis meses. Ressalte-se ainda a volta ao equilíbrio de resultados, com crescimento no faturamento total da companhia”. Segundo ele, este foi o período mais duro de toda a sua carreira como CEO.

O balanço do IRB Brasil Re traz muitas explicações de tudo que foi feito para a nova administração arrumar desde que assumiu em março de 2020. Há termos pouco conhecidos do público em geral, mas que estão explicados no relatório divulgado. “Enfrentamos o desafio de superar uma crise de credibilidade motivada por irregularidades identificadas pela divulgação de informações inverídicas sobre a base acionária da companhia em março de 2020, pela instauração da fiscalização especial da Susep em maio, devido à insuficiência de ativos garantidores das provisões técnicas do IRB, naquele momento da ordem de R$ 1 bilhão, e em junho pelo refazimento das demonstrações financeiras de 2019/18 que trouxeram à luz a real situação econômico-financeira da empresa”.

Segundo comunicado, o principal impacto one-off no período foi relacionado à reversão do crédito tributário da sucursal de Londres. Em anos anteriores, foi constituído crédito tributário diferido referente aos prejuízos acumulados durante décadas, na sucursal de Londres. A administração do IRB previa a retomada das operações da sucursal no prazo de dez anos, o que permitiria a utilização do referido crédito.

No entanto, em razão das presentes condições de mercado, com o agravamento da crise motivada pela segunda onda da Covid-19, e após avaliação de consultoria tributária/estratégica, a administração do IRB concluiu ser pouco provável a recuperação de tal crédito tributário. Com isso, em dezembro de 2020 a companhia reverteu o crédito tributário, conforme preconizado nas normas contábeis.

O conselho do IRB ressalta no balanço que a liquidez regulatória é a melhor desde dezembro de 2018. “Enquadramento com êxito na data base de 31/12/2020, com superávit de R$ 167 milhões, após a margem de segurança regulatória”, explica.

Os ativos financeiros atingiram R$ 8,3 bilhões, maior nível histórico alcançando. Segundo o comunicado, em anos anteriores, foi constituído crédito tributário diferido referente aos prejuízos acumulados durante décadas, na sucursal de Londres.

O ressegurador também conseguiu R$ 4,8 bilhões em recursos levantados entre 01/07/2020 e 31/12/2020 para fazer frente à questão do desenquadramento de liquidez regulatória.